O ‘Clube do Pequeno-Almoço’ é uma iniciativa da Equipa de Saúde Escolar da USISM (Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel) e enquadra-se no Plano de atividades da Saúde Escolar. Este projeto abrange 66 escolas do pré-escolar em São Miguel, num total de 2.500 alunos e 1.400 pais, e promove a alimentação saudável.

A adesão registada na implementação do projeto ‘Clube do Pequeno-Almoço’ na ilha de São Miguel reforça o objetivo de alargar esta iniciativa a todas as escolas do ensino pré-escolar nos Açores, de acordo com a Diretora Regional de Prevenção e Combate às Dependências.

Suzete Frias, que falava na Escola Básica dos Fenais da Ajuda, na Ribeira Grande, no passado dia 6 de fevereiro (onde foi oferecido às crianças um pequeno-almoço saudável), salientou que “o empenho e dedicação manifestados pela Equipa de Saúde Escolar da USISM e pelas seis autarquias revelam a pertinência da ação, que deverá chegar ao maior número de alunos possível”.

A governante reconheceu a necessidade de “dar continuidade a este entusiasmo”, dando aos alunos e encarregados de educação “o melhor que podermos dar: hábitos de vida saudáveis e literacia em saúde”.

Esta ação, que conta com o apoio das autarquias, propõe a realização de dois pequenos-almoços exemplificativos por trimestre, envolvendo não apenas as crianças mas também a comunidade docente e não docente e os pais dos alunos do pré-escolar.

Para a secretária, esta é uma oportunidade para pais e filhos adquirirem conhecimentos sobre as propriedades e a correta utilização dos alimentos, lembrando que a opção por um pequeno-almoço rico em fibras e proteínas aumenta a concentração e a memória das crianças, funções necessárias ao bom rendimento escolar.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com