CM GAIA CELEBROU O DIA DO MUNICÍPIO E HOMENAGEOU DIVERSAS PERSONALIDADES E INSTITUIÇÕES

A Câmara Municipal de Gaia comemorou, no passado dia 20 de junho, o Dia do Município e assinalou os 185 anos da primeira reunião da Comissão Municipal do restaurado Município de Vila Nova de Gaia. A cerimónia contou com a presença de entidades autárquicas, civis e militares e culminou com a entrega de nove medalhas “Classe Ouro” a personalidades e instituições.

A cerimónia comemorativa do Dia do Município iniciou ao som da música “You Raise Me Up”, de Josh Groban, que foi interpretada pela orquestra Per Gaya, da Escola de Música de Perosinho.

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, esclareceu, a propósito da data assinalada, que “tradicionalmente o Dia do Município era evocado no dia 28 de junho, evocando, por sua vez, o dia 28 de junho de 1984, quando a cidade de Vila Nova de Gaia foi elevada à condição, de facto, de cidade e que correspondeu a uma delimitação de apenas 10 das 24 freguesias.

Tratou-se de um ato administrativo que verdadeiramente confundia aquilo que é o Dia da Cidade com o Dia do Município”, acrescentando que “no âmbito da revisão do regulamento das insígnias municipais e da instituição do Dia do Município, foi entendimento historiográfico, em primeira instância, instituir o dia 20 de junho, como Dia do Município, até porque o dia 28 tinha a especificidade de ser apenas e não só o dia da publicação em Diário da República da elevação das 10 freguesias à condição de território cidade de Vila Nova de Gaia. O dia 20 de junho, ao invés, evoca a primeira reunião da Comissão Municipal do restaurado Município de Vila Nova de Gaia, realizada em 1834, e que decorreu da criação, via fusão, dos concelhos ou das vilas Gaia e Vila Nova, dando esta fusão origem à cidade de Vila Nova de Gaia. A fusão ocorreu em 1834 e a primeira reunião da comissão municipal, ocorreu no dia 20 de junho de 1834. O Dia do Município, não o Dia da Cidade, evoca a criação deste Município”.

No que concerne a atribuição de medalhas de mérito do Município, o autarca afirmou que “a escolha foi perfeitamente focada”, “são medalhas de exceção, não são medalhas que todos um dia terão. Não teremos, com certeza, essa possibilidade, todos, pelo menos. Mas são medalhas com as quais nós queremos distinguir aqueles que são verdadeiros exemplos”.

Na categoria de mérito profissional, Paulo Nunes de Almeida foi glorificado com a medalha “Classe Ouro”, por ocasião dos 170 anos da Associação Empresarial de Portugal e “pela notável carreira profissional e contributo prestado na defesa do setor empresarial português”.

Já na categoria de mérito cultural, um dos homenageados foi o escultor Zulmiro de Carvalho, artista homenageado na 3ª Bienal Arte Gaia 2019. Joaquim Costa Gomes, fundador da Confraria da Broa de Avintes, também recebeu a medalha “Classe Ouro”, pelo “notável trabalho na defesa e divulgação da Broa de Avintes”. Dentro da mesma categoria foram ainda agraciadas quatro padarias do concelho com a medalha “Classe Ouro”, nomeadamente a Arminda & Neto, Broa da Manuelinha, Maria Cristina e Climana, estabelecimentos estes que são conhecidos pela produção artesanal de Broa de Avintes, símbolo identitário e da cultura gastronómica da Freguesia de Avintes.

Por fim, no que respeita a categoria de mérito desportivo, Etelvina Vieira, atleta do desporto adaptado que conquistou recentemente o título de campeã europeia de andebol em cadeira de rodas, e João Pedro Caetano Ramos, piloto com 27 anos de carreira na área do desporto automóvel, receberam a medalha “Classe Ouro”.

O presidente da Câmara Municipal de Gaia revelou, no seguimento das atribuições, que “eu julgo que marcam, eles próprios, esta especificidade de nos levantarem todos os dias, de levantarem a nossa moral, de levantarem o nosso país, de levantarem o nosso concelho”, agradecendo “por passarem a ser um bocadinho porta-vozes de Vila Nova de Gaia, a serem um bocadinho gaienses e a fazerem desta atribuição simbólica uma forma de compromisso em prol do concelho e em prol de toda a nossa região”.

A sessão contou ainda com a participação de Frederico Carvalho, que conduziu a palestra “Ciência e Liberdade”, e de quatro alunos da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, em Valadares, que apresentaram um trabalho que tinha em vista a reabilitação do edifício escolar de Quelicai, em Timor-Leste.

Eduardo Vítor Rodrigues salientou, no contexto da apresentação, que “foi lançado, pelo Município, o repto de virem cá fazer esta apresentação, com a contrapartida da doação, por parte do Município, da quantia de 50 mil euros para a reconstrução do edifício escolar de Quelicai, em Timor-Leste, exatamente a escola frequentada pelo Prémio Nobel da Paz, Bispo Ximenes Belo, que hoje não está aqui presente por razões pessoais”.

A solenidade contemplou ainda a assinatura do protocolo de novo Fundador entre a Câmara Municipal de Gaia e a Fundação de Serralves, mais especificamente entre Eduardo Vítor Rodrigues e Ana Pinho, presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, que foi celebrado na sequência da deliberação do conselho de fundadores e atribui o estatuto de fundador da Fundação de Serralves à Câmara Municipal de Gaia, mediante a atribuição de um donativo monetário no valor de 100 mil euros.

No final da cerimónia, os presentes assistiram a uma demonstração, conduzida pelo comportamentalista animal e responsável pela direção técnica da Dogga, Pedro Runa, dos exercícios que os cães da Dogga fazem com as crianças do Gaia Aprende + (I), no âmbito da cinoterapia.