COMANDO OPERACIONAL DOS AÇORES: 30 ANOS DE SERVIÇO EM PROL DA POPULAÇÃO

O Comando Operacional dos Açores (COA) celebrou o seu 30º aniversário, na Ilha Terceira, com um programa recheado de atividades, que reforçaram a sua importância no apoio às populações, em cooperação com todos os ramos das forças armadas.

 

O Comando Operacional dos Açores (COA) celebrou o seu 30º aniversário, na Ilha Terceira, com um programa recheado iniciativas. Os eventos contaram com a presença de diversas entidades civis e militares, entre as quais o representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Pedro Catarino, o presidente da Assembleia Legislativa Regional, Luís Garcia, o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante António Silva Ribeiro, o presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Álamo de Meneses, o vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, o Chefe do Estado-Maior do Exército, general Nunes da Fonseca, o Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Gouveia e Melo e o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Cartaxo Alves.

Por conseguinte, no dia 24 de fevereiro, foram realizadas, em Angra do Heroísmo, duas ações do Programa de Divulgação das Forças Armadas. A iniciativa “Alista-te por um dia”, decorreu no Regimento de Guarnição Nº1 e abrangeu cerca de 130 crianças do 4° ano de escolaridade, que participaram de forma dinâmica e apelativa num conjunto de atividades, especialmente preparadas para lhes dar a conhecer as Forças Armadas e as suas capacidades. De seguida, na Escola Tomás de Borba, cerca de 80 alunos do 9° ao 12° ano assistiram a uma palestra da iniciativa “Portugal e Forças Armadas”, proferida pelo Comandante da Base Aérea N° 4, coronel Carlos Paulino, sobre “Forças Armadas no Século XXI”, no final da qual o almirante António Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, partilhou com os jovens a sua experiência, enquanto militar, com a mais alta patente nas Forças Armadas, respondendo a questões colocadas pelos alunos.

No dia 25 de fevereiro, teve lugar uma demonstração de capacidades de drones, na Base Aérea Nº 4, que culminou o primeiro exercício, designado por Dronex 2023, conduzido na Região Autónoma dos Açores, que contou com a participação de uma equipa de drones da PSP, outra da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, além de uma equipa da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação – ARDITI, da Madeira, bem como de meios da Marinha, do Exército, da Força Aérea, da Autoridade Marítima Nacional e do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, num total de 128 participantes militares e 30 não militares. Durante a tarde, decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, o lançamento do livro “COA, 30 anos ao serviço de Portugal nos Açores”, com textos do coronel Salgado Martins e da tenente em regime de contrato Rosana Borges, que assinalou o 30º aniversário do Comando Operacional dos Açores. De seguida, no Pátio da Alfândega, em Angra do Heroísmo, foi realizada uma cerimónia de homenagem a Vasco da Gama, na qual foi depositada uma coroa de flores junto à sua estátua, sucedendo-se, no interior da Igreja da Misericórdia, uma evocação ao navegador, proferida por Reis Leite, e por fim, um concerto lírico, por músicos da Banda da Armada e da Banda da Força Aérea, conduzidos pelo maestro capitão de fragata Délio Gonçalves.

No dia 25 de fevereiro, à noite, a Banda Militar Conjunta, com músicos da Marinha, do Exército e da Força Aérea, realizou o concerto comemorativo do 30º Aniversário do COA, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, que contou, ainda, com a atuação da cantora terceirense, Joana Pacheco.

As comemorações do 30° aniversário do Comando Operacional dos Açores terminaram no dia 26 de fevereiro, com a celebração eucarística, que teve lugar na Igreja da Misericórdia e foi celebrada pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Dom Rui Valério, contando, igualmente, como concelebrante, com o Bispo de Angra, Dom Armando Esteves Domingues. A Cerimónia Militar foi o momento de maior significado das celebrações e decorreu na Praça Velha, em Angra do Heroísmo, integrando forças provenientes dos comandos da zona marítima, militar e aérea do arquipélago. O certame compreendeu a imposição de condecorações a militares que prestam serviço no Comando Operacional dos Açores, à qual se seguiu a alocução do presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro. Para finalizar, as forças, em parada, realizaram o habitual desfile militar, que integrou um grupo de antigos combatentes, originários da Ilha Terceira.

No Museu de Angra do Heroísmo esteve, também, disponível ao público, durante os dias 25 e 26 de fevereiro, uma Exposição de Capacidades das Forças Armadas na Região Autónoma dos Açores (RAA), com diversos meios da Marinha, do Exército e da Força Aérea, que estão disponíveis e ao serviço da população do arquipélago.