O presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, esteve na Conferência “45 Anos de Autonomia – O desafio do Combate à Pobreza”, na ilha do Pico, e falou sobre a importância da sinergia entre diversos agentes para combater este flagelo na sociedade. O professor doutor Fernando Diogo e a professora doutora Fernanda Rodrigues também foram oradores da mesma conferência.

 

 

Luís Garcia, presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), discursou na abertura da Conferência “45 Anos de Autonomia – O desafio do Combate à Pobreza”, que ocorreu no dia 27 de outubro, no Auditório Municipal da Madalena, na ilha do Pico. O autarca defendeu uma “conjugação de esforços em toda a linha da sociedade” para combater a pobreza na Região, através de “uma ação coordenada e articulada de todos os agentes e promotores do desenvolvimento”, uma vez que acredita que só assim será possível encontrar soluções e fazer políticas adaptadas.

O presidente da ALRAA apontou ainda a educação e a requalificação como bases fundamentais para um desenvolvimento económico criador de riqueza e de emprego sustentável, “capaz de os acolher e de lhes dar as respostas adequadas, aproveitando de forma mais eficaz os fundos comunitários”.

“A Autonomia dos Açores tem de saber encontrar respostas capazes de reconverter todo este capital humano, tão necessário a tantas atividades, em que todos reclamam falta de mão-de-obra”, afirmou Luís Garcia, salientando que “o sucesso deste combate depende de todos – poderes regionais, poder local, empresários, instituições sociais e cidadãos”, disse, voltando a apelar à necessidade do trabalho em rede.

Além da intervenção de Luís Garcia, presidente da Assembleia, a Conferência contou ainda com dois oradores especialistas na área da pobreza e políticas sociais: o professor doutor Fernando Diogo, investigador da Universidade dos Açores na área das políticas sociais e dinâmicas regionais, que fez uma comunicação sobre “A pobreza como desafio ao desenvolvimento dos Açores”; e a professora doutora Fernanda Rodrigues, docente da Universidade do Porto, que apresentou a comunicação “Combater a pobreza: campos e instrumentos de ação”.

De salientar que a professora doutora Fernanda Rodrigues foi a primeira oradora de fora da Região a ser convidada para este Ciclo de Conferências, pela sua experiência nesta matéria, e tendo em conta a dupla experiência de ter sido Consultora da UNICEF e da Comissão Europeia para programas sociais, mas também autarca com experiência no terreno, enquanto vereadora da Câmara Municipal do Porto.

No dia seguinte à Conferência de ontem, o presidente da Assembleia Legislativa prosseguiu o seu programa de visita à ilha do Pico.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com