A Pandemia tem tido um impacto muito assinalável nos lares portugueses face à quebra de rendimento que sofreram. Muitas famílias aderiram às moratórias, tendo de reequacionar as suas perspetivas a curto-prazo. O futuro, embora incerto, deverá ser planeado, minimizando tanto quanto possível o impacto negativo de um imprevisto que possa ocorrer.
Neste sentido, elaborar um Orçamento Familiar será fundamental para a saúde das finanças das famílias e não ocupará mais de uma hora por semana. Bastará somente alguma organização e disciplina.
Este Plano permitirá saber exatamente para “onde vai” o seu dinheiro e ter a certeza de que está a ser bem aplicado. E se tiver sempre em mente o seu orçamento, será meio caminho andado para mudar comportamentos e criar novos hábitos.
Deixamos aqui alguns passos que poderá adotar:
- Identifique todos os rendimentos que tem;
- Pague- se a si mesmo em primeiro lugar: quando receber o seu rendimento, se possível, reserve uma parte (10% seria o ideal, mas o importante é começar!) para uma poupança;
- Identifique todas as suas despesas (mesmo as pontuais);
- Defina prioridades (identificar o que é importante ajudará se precisar de cortar algumas despesas;
- Crie um “Orçamento Familiar”
Será ainda importante que controle as suas dívidas e créditos e que faça um plano para os reduzir ao mínimo necessário e comportável.
A DECO, através do seu Gabinete de Proteção Financeira, coloca à sua disposição um Orçamento tipo que pode utilizar. Consulte o nosso portal: www.gasdeco.net
DECO Norte: tel. 223 391 960 (dias úteis, 10h às 18h); email deco.norte@deco.pt. Visite-nos nas redes sociais em @DECOAssociacao.