DECO: CONSUMO DE AÇÚCAR

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem alertado para o elevado consumo de açúcares “escondidos” e para as evidências que o relacionam com as cáries dentárias e a obesidade. Há muitos alimentos que nem sonha que contêm açúcar e no final do dia o balanço pode ser elevado!

O açúcar é essencial para o funcionamento do organismo, mas o seu consumo deve ser controlado. Um adulto, que tipicamente necessita de 2000 calorias por dia, não deve consumir mais do que 50g de açúcares adicionados, o que equivale a sete pacotes. E estas recomendações da OMS até apontam para benefícios adicionais na redução deste consumo para metade.

Mas sabia que um iogurte líquido de morango pode conter o equivalente a quase 3 pacotes de açúcar? Que uma barra de cereais contém o equivalente a 1 pacote de açúcar? E que até uma sopa de legumes industrial tem algum açúcar escondido? Uma lata de cola e uma gelatina podem ter mais de 6 pacotes de açúcar. Só resta 1 para o máximo de açúcar que deve ingerir por dia e que até já é recomendado reduzir para metade.

Cereais de pequeno-almoço, refrigerantes, leites achocolatados, fruta em calda, molhos, pão de forma… são alimentos processados e contêm açúcares.

Quando o açúcar é adicionado, figura na lista de ingredientes, mas poderá aparecer com outras designações como sacarose, glucose ou dextrose, etc. A estes juntam-se ainda os açúcares naturalmente presentes em alguns alimentos, como a lactose ou a frutose. É o total destes açúcares que surge mencionado no rótulo como “hidratos de carbono dos quais açúcares”.

Assim, não deve deixar de comparar os valores indicados nos rótulos e, sempre que possível, optar por alimentos com baixo teor de açúcar para as suas refeições.

Para descobrir as quantidades de açúcar escondido em 84 amostras de alimentos elaboramos um estudo que poderá consultar em www.deco.proteste.pt. Poderá também encontrar mais conteúdos sobre o tema em www.decojovem.pt.

 

DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Delegação Regional do Norte – Rua da Torrinha, n.º 228-H, 5.º andar, 4050-610 Porto | deco.norte@deco.pt