O Agrupamento de Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, voltou a promover o Dia do Diploma, no passado dia 13 de outubro, um dia dedicado aos alunos que mais se destacaram durante o ano letivo transato.
Os diplomas de conclusão do Ensino Secundário, do Quadro de Honra, Quadro de Excelência, Quadro de Valor e o prémio “Querer é Vencer” foram entregues aos alunos reconhecidos, sob o olhar de uma plateia composta por mais de 1000 pessoas.
Domingos Oliveira, diretor do Agrupamento de Carvalhos, afirmou ao AUDIÊNCIA que o Dia do Diploma tenta “projetar nos alunos e nas famílias que os acompanham a ideia de que é com trabalho, com dedicação e com estudo que se consegue alcançar o sucesso”.
“Este evento procura tentar promover o reconhecimento dos alunos e isso serve também como fator motivacional para que eles se empenhem mais, trabalhem mais e consigam obter melhores resultados”, disse o diretor do Agrupamento.
No que respeita os prémios, Domingos Oliveira explicou que “aos alunos que concluíram o Ensino Secundário nós entregamos um diploma de conclusão do 12º ano e um livro, um livro com o significado de leitura e de eles terem sempre a ligação com o estabelecimento de ensino onde andaram. No que concerne os alunos do Quadro de Excelência nos premiamos os alunos com um diploma e também lhes oferecemos um livro e aí a Junta de Freguesia associou-se ao Agrupamento e além de lhes atribuir um certificado, ofereceu-lhes um cheque, para eles poderem comprar um artigo numa empresa. No Quadro de Honra, nós também oferecemos um livro e o respetivo certificado e a Junta congratulou os alunos com um certificado. No prémio “Querer é Vencer” nós distinguimos os alunos que, pelo seu esforço, pela sua dedicação, pelo seu trabalho, conseguiram vencer determinados problemas e premiamo-los com um certificado e um livro”.
“Nós como agrupamento, que é composto por oito Escolas, sentimo-nos quer pela Câmara Municipal de Gaia, quer pela Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo, um apoio no que respeita tudo o que mobiliza e dinamiza a educação e isso, para nós, é significativo. Quando a Dra. Elisa Cidade falou que nós vamos ser contemplados, tem a ver com o apoio da autarquia na requalificação da Escola EB2/3 Padre António Luís Moreira, porque é uma escola que necessita de uma requalificação, para dar melhores condições de trabalho e de estudo, aos nossos alunos. Nós entendemos isso também como sendo um prémio, como um reconhecimento e como uma necessidade do nosso Agrupamento”, revelou Domingos Oliveira.
Esta celebração foi emotiva não só para os alunos congratulados, como para os pais e para os avós. Fernando Gonçalves, avô de duas das alunas, Catarina Sofia e Marta Filipa, que foram distinguidas neste dia.
“Em primeiro lugar quero dar os parabéns a todos os alunos distinguidos, bem como a todos os professores, porque não há bons alunos, se não existirem bons professores. Quero aproveitar ainda a oportunidade para dar os parabéns à Direção do Agrupamento de Escolas de Carvalhos, mais especificamente ao Engenheiro Domingos Oliveira, por ter voltado a realizar este importante evento”, declarou Fernando Gonçalves.
Também Filipe Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo, se mostrou satisfeito pela realização deste evento e assegurou que este Dia do Diploma “dá a motivação necessária, aos alunos que não foram distinguidos este ano para, seguramente, se esforçarem para serem contemplados no próximo ano letivo”.
A Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo associou-se, desde 2015, de forma mais intensa ao Dia do Diploma, apesar de contribuir, desde 2014, com a entrega de diplomas. “Nós atribuímos cheques prenda a todos os alunos integram o quadro de excelência. Por coincidência ou talvez não, o número de alunos que integram o quadro de excelência vem vindo a aumentar substancialmente desde 2015. Esta parceria que nós temos com o Agrupamento é de extrema relevância pois tudo o que seja para promoção de mais e melhor educação e, em especial, promover os méritos dos nossos alunos, deve ser alvo de todo o destaque”, esclareceu o presidente da Junta.
Filipe Lopes revelou que “sempre foi nosso objetivo ser parceiro de todas as instituições da freguesia e as escolas não fogem à regra. Esta parceria não se limita ao Dia do Diploma, muito pelo contrário. A Junta de Freguesia já realizou um conjunto de obras de melhoramento das instalações em todas as escolas da freguesia, em 2015, em 2016 demos um computador a cada escola do 1º ciclo da Freguesia e, neste ano de 2017, fornecemos todo o material escolar aos alunos da pré e do 1º ciclo. Posso dizer que temos toda a vontade de reforçar esta parceria, trazendo benefícios para as nossas escolas, mas principalmente para os nossos alunos”.