A cidade de Rio Tinto, composta pelas freguesias de Rio Tinto e Baguim do Monte, comemorou, a 21 de junho, 28 anos de história. As celebrações decorreram entre os passados dias 17 do mês em questão e 1 de julho e culminaram com a realização de uma sessão solene de aniversário, que decorreu no Auditório do Centro Cultural riotintense e contemplou a entrega da Medalha de Mérito a Artur Sá Reis e a Maria Luísa Pereira, duas individualidades incontornáveis, que têm tido um papel ativo na comunidade, ao longo de mais de duas décadas.
As freguesias de Rio Tinto e Baguim do Monte promoveram inúmeras iniciativas, no âmbito das comemorações do 28º aniversário da elevação destas localidades à categoria de cidade, destinadas a toda a comunidade.
As festividades arrancaram no passado dia 17 de junho, com o XVI Encontro de Bandas da Cidade de Rio Tinto, que iniciou com um desfile, tendo terminado com um concerto, no Largo do Mosteiro.
O dia da celebração da elevação das duas freguesias a cidade, assinalado a 21 de junho, começou com a inauguração da Rotunda Cidade de Rio Tinto, em Rebordãos.
Foi com o intuito de enaltecer a importância dos homens e mulheres que, em 1995, almejaram o anseio antigo de elevarem os seus territórios, que as Juntas de Freguesia de Rio Tinto e Baguim do Monte realizaram uma sessão solene, no Auditório do Centro Cultural riotintense, que contou com a presença de Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Luís Araújo, vice-presidente deste município, autarcas, assim como representantes de entidades civis, militares e religiosas.
A cerimónia iniciou com um momento musical, protagonizado pelo Quinteto de Metais Gaudette, ao passo que as intervenções foram inauguradas por Eugénio Saraiva, presidente da Assembleia de Freguesia de Rio Tinto, que fez questão de ressaltar que “na última década, houve um claro avanço desta cidade”. “Nota-se, claramente, por onde se anda, o trabalho profícuo das duas Juntas de Freguesia e das respetivas Assembleias. Juntamente, também, com a Câmara Municipal de Gondomar e, obviamente, a Assembleia Municipal, conseguiu-se e tem-se feito, em Rio Tinto, aquilo que durante muito tempo não se conseguiu fazer”, destacou o presidente da casa da democracia riotintense, afiançando que “tenho esperança de que as avenidas que estão a ser construídas, hoje, consigam alargar horizontes, que permitam também alcançar a felicidade, sustentada em mais desenvolvimento económico, social e, com isso, humano”.
Por conseguinte, Mário Tavares, presidente da Assembleia de Freguesia de Baguim do Monte, também foi convidado a tomar a palavra, usufruindo do momento para evidenciar que “é, de facto, sempre com muita emoção que participo nesta cerimónia. Gostava de enaltecer o facto de duas cidades irmãs, parcerias, vizinhas, fazerem este esforço de integrarem um projeto comum, que é a Cidade de Rio Tinto, que já vai no 28º aniversário, e de se unirem”.
Posteriormente, seguiram-se os discursos dos partidos com representação na Assembleia de Freguesia, que marcaram presença na sessão. Na ocasião, José Ricardo, do Bloco de Esquerda, mencionou que “a celebração de um aniversário leva-nos a pensar no passado, mas também a olhar o futuro”, asseverando que “é preciso continuar a avançar, a caminhar em direção a uma cidade mais amiga do ambiente, com uma visão política de sustentabilidade, que fomenta os vários setores económicos do território. É necessário garantir que Rio Tinto seja uma cidade inclusiva”.
Por outro lado, Fátima Pinto, da CDU, afirmou que “neste momento solene queremos enaltecer todo o trabalho realizado ao longo dos anos e realçar que muito do que foi conseguido em melhorias e desenvolvimento é, também, fruto de um conjunto de questões, propostas e intervenções dos eleitos das forças representadas nas respetivas Assembleias, onde a CDU se insere e participa ativamente. Nesse sentido, também deixamos uma homenagem a todos os homens e mulheres que estiveram nos mais variados cargos em ambas as Juntas e Assembleias de Freguesia, ao longo de todos estes anos”.
Neste seguimento, Pedro Santos, do PSD, referiu que “durante estes 28 anos, a nossa cidade teve muitas conquistas, um desenvolvimento notável das suas infraestruturas, o desenvolvimento das suas vias com a chegada do metro e a criação de mais linhas de transporte, fazendo-se aproximar da cidade do Porto. Durante estes anos, foram fixadas muitas empresas neste território e foram criados milhares de postos de trabalho”, reconhecendo que “a cidade está muito melhor” e reforçando que ainda “existem algumas matérias que exigem a nossa preocupação”.
Já Isa Pereira, do PS, salientou que “este é um momento de reflexão sobre a nossa história e de celebração do nosso grande património, as pessoas. Fortalecem-se, assim, os laços que unem estas duas freguesias, através do desenvolvimento e cooperação comum. (…) A cidade de Rio Tinto tem tido um desenvolvimento notável e tem sido, também, um farol para as cidades vizinhas. O progresso que, desde há quase três décadas, se tem verificado faz desta uma grande cidade de futuro. No entanto, o passado não pode ser esquecido. É importante preservar e valorizar as suas tradições e o seu património, para que as gerações futuras possam conhecer e apreciar a herança que lhes deixaram”.
Findas estas participações, foi Aníbal Lira, presidente da Assembleia Municipal de Gondomar, quem se dirigiu aos presentes, felicitando todos os que contribuíram para que a reivindicação se tornasse realidade. “Na altura, os habitantes de Rio Tinto e de Baguim do Monte uniram esforços com os seus autarcas e solicitaram a constituição da cidade e a sua reivindicação foi ouvida pela Assembleia da República, que aprovou a mesma. Volvidos 28 anos, a cidade desenvolveu-se, estando à altura dos seus múltiplos desafios e tendo contribuído, de uma forma positiva, para que Gondomar fosse, hoje, um concelho mais moderno, inclusivo e sustentável”.
Seguidamente, foi Nuno Fonseca, presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, quem interveio. Falando também representação de Francisco Laranjeira, presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, o edil sublinhou que a elevação dos dois territórios trouxe “união e identidade”. “Quase que podemos dizer que o título de cidade veio unir aquilo que anos antes se tinha separado e continuou a criar uma identidade comum e um caminho paralelo para estas duas freguesias que, desde sempre, tinham sido apenas uma. Hoje, estas duas localidades são como freguesias irmãs e caminham lado a lado, sem separatismos ou competições, desenvolvendo os seus territórios em constante parceria e comemorando, anualmente, aquilo que as une e que está simbolicamente identificado com o título de cidade”, frisou o autarca.
Garantindo que, nos últimos 28 anos, os ganhos e as conquistas de Rio Tinto e Baguim do Monte são incomparáveis e incontestáveis, o edil enfatizou que “é, sem discussões ou margem para dúvidas, a maior e a mais importante cidade de Gondomar e aquela que mais contribui para o desenvolvimento do concelho”.
Presente nesta cerimónia, foi Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, quem encerrou as intervenções, não escondendo o “orgulho, por ver uma cidade motivada, com vida, dinâmica, força própria, autarquias empenhadas e coletividades cada vez mais fortes”, nem a ânsia de “daqui a 28 anos possamos estar, aqui, todos a dizer que valeu a pena lutar pela cidade, por Rio Tinto e por Baguim do Monte”.
Recordando que o município tem presentado a cidade no dia do seu aniversario, o presidente da Câmara Municipal de Gondomar atestou que “estamos aqui, hoje, porque acreditamos que Rio Tinto é, de facto, uma cidade com grande mérito e nível”, assegurando que “eu não vou embora da autarquia sem lançar o concurso do Fórum Cultural de Rio Tinto”.
Esta sessão solene culminou, ainda, com a entrega das Medalhas de Mérito da Cidade a Artur Sá Reis e Maria Luísa Pereira, duas figuras incontornáveis, que têm tido um papel ativo na comunidade, ao longo de mais de duas décadas, que antecedeu o momento em que todos cantaram os parabéns e brindaram à longevidade da elevação de Rio Tinto.
As celebrações terminaram no passado dia 1 de julho, com um jogo de futsal, que foi disputado pelas Freguesias de Rio Tinto e Baguim do Monte, no Polidesportivo do Castro.