A partilha de informação importante para ajudar a tomar melhores decisões pessoais é o principal objetivo do “1.º Seminário da AEA – Perspetivas para um futuro do Emigrante de ontem ou de hoje”, que traz, ao edifício Nonagon, na Lagoa, peritos de várias áreas.

O encontro, no próximo dia 17, é aberto a todos os interessados, nomeadamente Emigrantes açorianos ainda na Diáspora ou já regressados, que poderão escutar comunicações de reputados académicos e de entidades governamentais, diplomáticas e associativas, com particular enfoque nas abordagens económicas e sociológicas.

O programa completo das sessões pode ser consultado em www.aeazores.org, o sítio da internet da AEA-Associação dos Emigrantes Açorianos, onde, por razões logísticas, deve ser feita a inscrição, até sexta-feira, dia 10, sem qualquer custo.

Gilberta Rocha, Piedade Lalanda e Teresa Medeiros (todas da Universidade dos Açores), Emília Mendonça, Helena Silva Hughes (EUA) e Anabela Nunes (Canadá) intervirão durante a manhã, no painel “Desafios colocados pelo envelhecimento populacional na Diáspora Açoriana e nos Açores” e, à tarde, Mário Fortuna (CCIPD), Arnaldo Machado (SDEA), a cônsul dos EUA em Ponta Delgada, Elizabeth Konick, e o conselheiro da Embaixada e cônsul do Canadá em Lisboa, David Marion, abordarão os “Programas/Oportunidades de investimento económico/Empresarial no Canadá, EUA e Açores”.

José Carlos Teixeira, vogal da direção da AEA e professor na Universidade da Columbia Britânica (Canadá), fará a nota de abertura e enquadramento deste 1.º Seminário da AEA.

A AEA-Associação dos Emigrantes Açorianos, fundada em outubro de 2010, tem como objetivos ser uma ponte, um elemento facilitador, entre a Diáspora e a Terra Mãe, defender e promover os direitos e interesses dos Emigrantes, apoiar e informar os Emigrantes regressados e os ainda residentes nos países de acolhimento.

Para esta reflexão, a associação presidida por Luís Silva conta com apoios do Governo Regional dos Açores, da Nonagon, da Azores Airlines e da Arrisca.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com