São a mesma coisa? É certo que andam, muitas vezes, de mãos dadas. Afinal de contas, muitas vezes os empreendedores em potência ou os professores da área entendem “empreendedorismo” como sinónimo de “fazer coisas novas, que não existam ainda”.

Vamos ao Dicionário. Infopédia.

Empreendedorismo significa: “1) qualidade do que é empreendedor; 2) atitude de quem, por iniciativa própria, assume os riscos financeiros inerentes à criação de um negócio com vista à obtenção de lucro; 3) atitude de quem se propõe a começar novo projeto ou a implementar novo método com vista a desenvolver uma dada atividade ou a responder a determinado problema; 4) espírito de iniciativa; diligência; dinamismo”.

Inovação significa: “1) ato ou efeito de inovar; 2) introdução de qualquer novidade na gestão ou no modo de fazer algo, mudança, renovação; 3) criação de algo de novo, descoberta”.

Assim, ser empreendedor – que não é sinónimo de ser empresário – é tomar a iniciativa, desenhar o seu próprio caminho e ser inovador é criar algo de novo.

Será necessário ser inovador para ser empreendedor? Pois aqui é que reside, muitas vezes, a confusão.

Se uma pessoa se propuser a criar um negócio, como um restaurante, um cabeleireiro, um salão de estética, não estará a ser inovador, mas sim empreendedor. E só porque esse negócio não comporta inovação, está condenado ao fracasso? Não!

Quem quer criar um negócio deve estudar muito bem a área de negócio em que se pretende envolver, estudar a concorrência, pensar como irá viabilizar a sua ideia e refletir sobre quais os fatores de diferenciação que @ distinguirão da concorrência. Em suma, fazer um plano de negócios. Isto não implica reinventar a roda nem pensar em cultivar algas em ambiente suborbital.

Assim, se estiver a pensar em criar o seu próprio emprego, não precisa de ter uma ideia mirabolante. Pense nas suas competências, pense no que faz falta no mercado, quem irá adquirir os seus produtos ou serviços, se consegue ter preços razoáveis e como será @ melhor naquilo que fizer. Pode também ir pensando numa estratégia de comunicação e sobre como irá crescer nos próximos anos. Seja realista. Recorde-se sempre do princípio KISS – Keep it Short & Simple. Descomplique.

 

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com