O Fórum CCIA 2020 – Encontro Empresarial dos Açores – aconteceu a 4 de dezembro por videoconferência, tendo contado com cerca de 40 empresários. Analisando a situação atual, este Fórum considera que os grandes objetivos prendem-se com a recuperação de uma normalidade equilibrada na saúde, a recuperação das empresas para a sustentabilidade do emprego e a criação de uma base económica mais forte.

 

Cerca de 40 empresários representantes das três Câmaras de Comércio e Indústria dos Açores e vários setores de atividade marcaram presença no Encontro Empresarial dos Açores, tendo como principal objetivo a análise e reflexão sobre o Plano de recuperação e Resiliência para os Açores.

A realização deste Fórum teve lugar num contexto muito específico para as empresas e para a sociedade açoriana, marcado, sobretudo pela situação de pandemia, que se instalou em meados de março de 2020.

Neste contexto, o Fórum considerou que importa analisar a situação atual e os percursos disponíveis para que se regresse a níveis de desempenho económico similares aos que vinham a acontecer em 2019 e com o que se perspetivava para 2020, antes da pandemia.

Assim sendo, o Fórum considerou como grandes objetivos a recuperação de uma normalidade equilibrada na saúde, a recuperação das empresas para a sustentabilidade do emprego e a criação de uma base económica mais forte para o futuro, reforçando os pilares existentes e almejando a criação de pilares novos.

Como objetivos intermédios consideram fundamental regularizar a situação na área da saúde, amparar a queda da economia, relançar a economia e torna-la mais resiliente.

Deste debate resultaram duas grandes conclusões repartidas entre medidas imediatas e medidas estruturantes a salvaguarda da capacidade adequada do sistema de saúde e a salvaguarda da capacidade produtiva das cadeias de valor fundamentais para a economia dos Açores, dados os seus efeitos multiplicativos: cadeia agroindustrial; cadeia marítimo-industrial-recreativa; cadeia do turismo e cadeia da construção.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com