O Gabinete de Proteção Financeira da DECO divulgou recentemente um relatório sobre os desafios económicos que os cidadãos com mais de 65 anos enfrentam diariamente. A inflação, o aumento das rendas, os custos com energia e saúde e as pensões insuficientes, colocam muitos seniores portugueses numa situação de instabilidade financeira que os impede de envelhecer com a dignidade que merecem.
Em 2024 e 2025, os consumidores seniores representaram mais de 1 em cada 4 pedidos de apoio recebidos pela DECO. Muitos vivem com pensões abaixo do limiar de uma vida digna, enfrentando dificuldades em pagar despesas básicas, como medicamentos ou eletricidade. E apesar de estarem menos expostos ao endividamento do que outras faixas etárias, a sua capacidade de reequilibrar o orçamento é muito mais limitada.
É neste contexto que a DECO, em parceria com a Câmara Municipal do Porto, estará no terreno com o projeto CONTAS à VIDA, uma resposta concreta aos desafios enfrentados pelos seniores.
Este projeto tem como objetivo promover a literacia financeira e digital da população com mais de 55 anos, capacitando-os para uma gestão mais eficaz do orçamento familiar, maior autonomia nas decisões financeiras e maior segurança na utilização dos meios digitais.
Serão realizadas cinco edições presenciais e gratuitas, e as inscrições decorrem até ao dia 6 de outubro.
Para mais informações, consulte: https://www.porto.pt/pt/noticia/projeto-contas-a-vida-ajuda-a-fortalecer-competencias-financeiras-e-digitais
Desta forma, a DECO reafirma o seu compromisso com a defesa dos direitos económicos e sociais dos consumidores mais velhos, promovendo um envelhecimento seguro, informado e ativo.
Porque envelhecer com dignidade não deve ser um privilégio — é um direito.
Conte sempre com o apoio da DECO. Trabalhamos para si: [email protected]; 21 371 02 00. É também possível agendar atendimento via skype. Siga-nos nas páginas de Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.


