A Escola Básica das Matas, pertencente ao Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, promoveu o Projeto “Gerações: O Amor é…”, uma iniciativa que envolveu crianças e idosos, dos 3 aos 95 anos.

Este é um projeto conjunto entre o pré-escolar (3 a 5 anos), a turma do 4ºA (8 a 9 anos) e os idosos do lar António Almeida Costa Santa da Casa da Misericórdia de Gaia (75 aos 95) que aproveitaram o mês de fevereiro e o Dia dos Namorados, que se celebra a 14 de fevereiro, para realizar esta iniciativa para que várias gerações definissem o termo/sentimento do amor.

Assim, enquanto os alunos do 4º ano e os idosos escreveram poemas, os mais pequenos definiram o amor através de desenhos. No final, cada grupo mostrou e leu os seus poemas, surgindo um trabalho de intergerações que compilaram num power point.

Para Fernanda Seixas, professora responsável pelo projeto, a ideia principal foi sensibilizar os alunos e a população para a promoção da igualdade, da integração social e da tolerância, “conceitos tantas vezes abordados mas tão pouco praticados”.

“Nunca devemos esquecer que a tolerância é um valor cada vez mais importante numa sociedade constituída por tantas culturas diferentes como é a sociedade portuguesa. São os pequenos desentendimentos que geram grandes conflitos da Humanidade. A intolerância aprende-se e, portanto, é possível desaprendê-la. Por isso, sentimos que é dever proporcionar a cada criança um desenvolvimento cultural e educacional que permita garantir-lhe, não só equilíbrio e a satisfação pessoal, mas também prepará-lo para cumprir integralmente as responsabilidades que a sociedade exige”, afirmou Fernanda Seixas.

A professora acredita também que, devido ao sucesso da iniciativa, a mesma deve ser promovida “de modo a incentivar outras escolas a fazerem o mesmo, seja qual for o tema”. “Os idosos por estarem num lar ainda têm muito que ensinar e não podem ser nunca vistos como um fardo que já não serve para nada”, rematou.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com