ESCOLA PROFISSIONAL DA ILHA DE SÃO JORGE COMEMORA 25 ANOS

A Escola Profissional da Ilha de São Jorge (EPISJ) festejou os seus 25 anos de existência. Na sessão comemorativa do quarto de século, o ênfase foi dado à qualidade do ensino e da formação profissional do estabelecimento, cujos alunos têm uma taxa de empregabilidade de 90%.

 

 

São 25 as velas que a Escola Profissional da Ilha de São Jorge (EPISJ) sopra neste ano de 2021, que representam os 25 anos de excelência ao nível do ensino e formação profissional na Ilha de São Jorge.

O estabelecimento de ensino iniciou a sua atividade formativa em setembro de 1996, nas antigas instalações do Externato Cunha da Silveira. Em 2006 mudou-se para as novas instalações, na zona de Entre Morros, e ao longo destes anos ministrou mais de uma centena de cursos, em diversas áreas, e recebeu alunos de várias ilhas dos Açores, e de fora da região.

Na sessão comemorativa dos 25 anos da escola, Luís Silveira, Presidente do Município de Velas lembrou que este estabelecimento é um sonho tornado realizado, o sonho do Professor Leonel Nazário Nunes.

O autarca deixou um reconhecimento e agradecimento a todos aqueles que acreditaram e acarinharam este sonho e que contribuíram para o sucesso durante estes 25 anos, uma vez que hoje a escola é uma referência no ensino profissional nos Açores. Luís Silveira ainda fez referência às dificuldades do passo, que foram ultrapassadas, sendo agora o sucesso da escola e dos seus alunos inegável, sendo a taxa de empregabilidade dos alunos ronda os 90%, o que demonstra a qualidade do ensino da EPISJ.

O Presidente do Município de Velas deixou um repto ao Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, que presidiu às cerimónias dos 25 da EPISJ, para que o atual Executivo Regional mantenha a aposta na Formação Profissional com o devido reconhecimento, tendo por base a excelência desta Escola, sendo a única nas denominadas Ilhas de Coesão.

Atualmente a Escola Profissional da Ilha de São Jorge tem alunos oriundos de seis Ilhas da Região e ao longo dos seus 25 anos de história salienta-se os mais de 120 formandos que prosseguiram o seu percurso escolar no Ensino Superior.