De 18 escolas inscritas da Região Autónoma dos Açores, cinco delas encaminharam mais de 14 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, no âmbito da 10ª edição da “Escola Electrão”, entre julho de 2020 e junho de 2021. Além de um prémio monetário entregue pela Electrão, as escolas também recebem um cheque prenda da Rádio Popular.

 

 

Cinco escolas da Região Autónoma dos Açores participaram na 10ª edição da campanha “Escola Electrão” e, em conjunto, recolheram 14285 quilos de lâmpadas, pilhas e equipamentos elétricos usados. No período de cerca de um ano, entre julho de 2020 e junho de 2021, os estabelecimentos de ensino da região reuniram 13721 quilos de equipamentos elétricos, 264 quilos de lâmpadas e 300 quilos de pilhas, que agora se traduzem num prémio em dinheiro no valor de 722 euros e num cheque prenda da Rádio Popular de 825 euros.

A campanha, que sensibiliza para a necessidade de entregar os equipamentos para reciclagem, dinamizada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, contou nesta 10ª edição com 332 escolas inscritas, incluindo estabelecimentos de ensino da Madeira e dos Açores.

Entre as escolas aderentes da Região Autónoma está o Colégio Arco Íris, de São Miguel; a Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico; a Escola Básica Francisco Ornelas da Câmara, na Terceira, a Escola Básica Integrada Gaspar Frutuoso e a Escola Secundária Domingos Rebelo, em São Miguel.

“Mesmo com as escolas encerradas durante parte do ano os resultados obtidos superaram as expectativas e vieram provar que os jovens estão particularmente empenhados nesta causa”, sublinha o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.

As escolas participantes recebem um incentivo financeiro de acordo com a quantidade recolhida. Esse valor corresponde a 50 euros por cada tonelada de lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados e a 75 euros por cada tonelada de pilhas e baterias usadas. Este ano o valor global a atribuir ultrapassa os 13260 euros. A esse prémio monetário junta-se os cheques-prenda da Rádio Popular, no valor de 12450 euros. Estes prémios são atribuídos com base num sistema de pontos, em função da quantidade de resíduos recolhida pela escola e da pontuação obtida no Quiz Electrão, um jogo digital que permitiu envolver os alunos em temas essenciais como a reciclagem e valorização de resíduos.

Mas a “Escola Electrão” é para todos e tem como objectivo o envolvimento de professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, tudo em nome da reciclagem. Nas dez edições já realizadas, esta campanha já permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com