20 estudantes da Universidade dos Açores estiveram presentes, no Encontro Nacional de Estudantes de Sociologia, que decorreu na Universidade de Coimbra entre 16 e 19 de março.

O evento foi organizado pelo NES/AAC – Núcleo de Estudantes de Sociologia da Associação Académica de Coimbra, e o NESUA – Núcleo de Estudantes de Sociologia da Universidade dos Açores fez-se representar na iniciativa.

A Direção do NESUA frisou a importância da participação pelo facto de “tratar-se de uma ocasião única, no que concerne ao intercâmbio estudantil, mas, em particular, no fomento do conhecimento técnico-científico” isto, não obstante “o evento dispor de duas vertentes, nomeadamente a científica e, por outro lado, a académica-cultural”, sendo que os integrantes da comitiva suportaram, integralmente, os custos da sua participação, o que demonstra o seu interesse.

Entre os diversos oradores destacou-se o sociólogo e professor catedrático jubilado Boaventura de Sousa Santos, mas também personalidades políticas como Assunção Cristas e José Sócrates, tendo sido debatidas diversas temáticas, tais como o papel da mulher, se existe uma política apartidária e Portugal no contexto Mundo.

Foi referido, ainda, pelo presidente, Mário Chaves Gouveia, que “a participação neste evento de âmbito nacional ajuda a promover um acesso em igualdade de circunstancias aquando do acesso ao mercado de trabalho atendendo que possibilita o conhecimento de outras realidades, em particular no âmbito da investigação”.

O NESUA congratula toda organização, não apenas pela promoção da iniciativa, mas, em especial, por toda a dedicação, dinâmica e consideração que demonstrou ter para com os alunos dos Açores, em especial o Coordenador-Geral do evento, Tiago Magueta, e o Presidente do NES/AAC, Daniel Glória.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com