No primeiro trimestre de 2021 os pedidos de ajuda recebidos na DECO sobre a faturação de energia aumentaram 61%, face ao mesmo período de 2020. Este ano o Inverno foi muito frio e as necessidades de consumo de energia foram superiores devido às medidas de confinamento. Só em janeiro, o consumo doméstico de eletricidade aumentou 31% face ao mesmo mês de 2020 (dados da DGEG).

Na DECO recebemos denúncias de famílias que receberam faturas de eletricidade de 200€ para um mês de consumo, quando o valor médio que costumavam pagar seria de 80€, o que se deve sobretudo à utilização de soluções de aquecimento que, não sendo os mais eficientes, gastam muita energia.

Lembramos também que o Governo lançou um apoio extraordinário sobre a fatura de eletricidade, que teve por base uma redução de 10% da tarifa, o que, apesar de ser meritório, é um apoio diminuto face ao aumento de consumo verificado.

A DECO quer apoiar os consumidores a gerir os seus consumos de energia, tendo criado para tal o Gabinete de Aconselhamento de Energia (GAE) que está ao dispor de todos os consumidores.

O GAE tem uma equipa com 35 técnicos preparados para informar e ajudar os portugueses a melhorar a eficiência energética da sua casa, a gerir os seus consumos, a compreender o funcionamento do mercado de energia, bem como a recorrer a mecanismos de apoio em situação de pobreza energética.

Para agendar uma consulta com o Gabinete de Aconselhamento de Energia da DECO (uma atividade do projeto – STEP (Soluções para Combater a Pobreza Energética) financiado pelo programa H2020 da UE) contacte através do nº de telefone: 223 391 960 ou energia@deco.pt.

No âmbito do projeto STEP, disponibilizamos a partir de hoje nas redes sociais 4 vídeos com dicas simples sobre como se pode consumir energia de forma mais eficiente.

Relembramos que a DECO já reabriu o atendimento presencial. O horário de atendimento é entre as 10h00 e as 18h00 com agendamento prévio. Para marcar o seu atendimento presencial no caso de questões jurídicas pode fazê-lo através do número de telefone 223 391 960 ou através do e-mail deco.norte@deco.pt . No caso de atendimento para questões de proteção financeira pode agendar através do número de telefone 223 391 961 ou através do e-mail gas.norte@deco.pt . Para mais informações gerais consulte o nosso site https://deco.pt/ .

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