FEIRANTES QUE SEPAREM RESÍDUOS TERÃO ISENÇÃO DE 50%

Foi apresentada, em reunião municipal, uma proposta para isentar a 50% o pagamento da taxa de ocupação nas feiras municipais, caso os feirantes procedam à correta separação dos resíduos.

O Município de Vila Nova de Gaia pretende, com isto, não só contribuir para a defesa do meio ambiente, como estimular a economia local e permitir que o preço final que chega ao consumidor seja mais acessível e justo.

Para implementar esta medida, a autarquia colocará equipamentos de compostagem nos recintos das feiras ou, então, recolherá os resíduos alimentares, para uso em processos de reciclagem. Além disso, os serviços reforçam a separação e o depósito de embalagens nos ecopontos, sensibilizando para a ideia de que estas podem ser recicladas ou reutilizadas.

As feiras municipais contribuem, de forma significativa, para a produção de grandes quantidades de resíduos, especialmente de embalagens e alimentos, sendo estes frequentemente descartados incorretamente. Os produtos vendidos, geralmente, são embalados em materiais descartáveis, como plástico, papel ou papelão, vendendo-se, também, alimentos frescos e perecíveis resultantes em consideráveis quantidades de resíduos orgânicos. Com a nova medida, a Câmara Municipal de Gaia espera tratar esses resíduos numa lógica de economia linear.