Alexandre Gaudêncio recebeu, no passado dia 26 de setembro, a confiança dos cidadãos e foi reeleito presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, pelo Partido Social Democrata (PSD). Com a motivação de projetar um concelho com futuro, o autarca encabeçou o mote “Primeiro a nossa Terra” e fez história, com a conquista de 11 das 14 freguesias que constituem o município. A caminho daquele que será o terceiro e o seu último mandato à frente dos destinos da Ribeira Grande, o edil garantiu que tem um plano estratégico que reflete os investimentos públicos até 2030 e que implementará políticas que promovam um concelho mais ecológico, com mais habitação e harmonia social.

 

 

O mote “Primeiro a nossa Terra” mereceu a confiança dos cidadãos, que reelegeram, no passado dia 26 de setembro, Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara da Ribeira Grande.

O relógio soava quase meia-noite quando o autarca gritou “vitória”, saindo da sede de campanha e dirigindo-se, a pé, acompanhado por centenas de pessoas que, à chuva, o esperavam, para o palco, que se encontrava junto ao edifício dos Paços do Concelho.

“Mais uma grande vitória do PSD”, afirmou o reeleito, ressaltando que “nós fizemos um marco histórico. Hoje, nós ganhamos 11 das 14 freguesias”.

Com os ribeiragrandenses no coração, Alexandre Gaudêncio salientou, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA, que “foi uma vitória bastante saborosa, como nós costumamos dizer, porque veio reforçar no nosso projeto político para o concelho. Mantivemos o mesmo número de vereadores com que estamos há quatro anos, ou seja, cinco, em sete. Mas, reforçamos as juntas de freguesia do PSD. Neste momento, ficam 11 em 14 juntas, no total, o que, também, diz nota desta nossa preocupação em implementarmos o nosso projeto político nas nossas freguesias, em particular. Do que temos registo, nunca se verificou haver tantas juntas de um único partido, no nosso concelho e isto, também, vem redobrar a nossa preocupação, para com o projeto político, com os ribeiragrandenses, em particular, mas vem dar, também, mais responsabilidade à nossa parte, em não querermos defraudar a expectativa que foi nos foi depositada”.

Destacando a implantação social-democrata que tem vindo a conseguir nas freguesias ribeiragrandenses, desde que tomou posse, pela primeira vez, em 2013, dos destinos do concelho, o edil recordou que “o PSD, antes de 2013, tinha, apenas, quatro juntas de freguesia e, portanto, vamos para o último mandato com 11 freguesias do PSD e com uma vitória bastante significativa, também, na Assembleia Municipal, na qual conquistamos 13 mandatos em 21 possíveis e isso, também, diz nota dessa boa implantação, que temos vindo a constatar, aqui, no concelho”, salientando que acredita que o projeto político do PSD, no concelho da Ribeira Grande, tem marcado pontos pela positiva e que “isso está refletido, precisamente, na questão da votação expressiva, que aconteceu no passado domingo”.

Alexandre Gaudêncio aproveitou, ainda, a ocasião para ressaltar “a qualidade dos nossos eleitos e dos nossos, portanto, concorrentes, nomeadamente aqueles que encabeçaram as listas e as suas equipas, dando nota da credibilidade que, neste momento, o partido tem no concelho”.

“Esta é uma vitória, também, da Ribeira Grande, mas, acima de tudo, do povo que eu levo comigo, sempre, no coração” asseverou o derradeiro vencedor, acrescentando que “é uma vitória da democracia, embora a abstenção, do meu ponto de vista, continue elevada, mas, cada vez mais, temos notado os jovens a participar nos atos políticos e isto, também, é um trabalho de casa que temos tentado fazer nos últimos anos, ou seja, quer com as ferramentas, como por exemplo, o Orçamento Participativo, quer também com a nossa ida às escolas, onde explicamos como é que funcionam os órgãos autárquicos. Mas, eu diria que é uma vitória de todos”.

O edil garantiu, ainda, que tem um plano estratégico que reflete os investimentos públicos até 2030 e que implementará políticas que promovam um concelho mais ecológico, com mais habitação e harmonia social.

“Nós dividimos o nosso futuro mandato em três áreas fundamentais. Uma primeira área ao nível das preocupações climáticas. Nós temos um programa muito intensivo ao nível da sustentabilidade, querendo ir buscar o máximo de investimentos possíveis, no que diz respeito à reconversão de zonas degradadas e espaços verdes e esta é uma preocupação que queremos ter no próximo mandato. Uma outra nota ao nível da habitação, porque a pressão, também, ao nível da habitação no nosso concelho tem-se vindo a constatar como preocupante e queremos ter, aqui, uma palavra para os jovens casais, em particular, que se queiram fixar no nosso concelho. Em terceiro lugar, e eu diria que, também, aproveitando esta onda que apareceu devido à pandemia, com a questão da transição digital. Uma das nossas bandeiras para o novo mandato é tentar atrair, o máximo possível, os chamados nómadas digitais e tendo, aqui, o concelho excelentes condições para a fixação desse tipo de pessoas, do nosso ponto de vista pode trazer um maior valor acrescentado à nossa economia. Ao nível de obra física, propriamente dita, a requalificação marítima para consolidar e virar a cidade para o mar, esta é uma das nossas grandes preocupações. Gostaria de definir só mais um aspeto que é o Plano Estratégico que temos já definido até 2030 e que irá refletir os nossos investimentos públicos para esta década”, explicou o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Alexandre Gaudêncio fez, ainda, questão de garantir que “iremos fazer de tudo para não defraudar as expectativas dos ribeiragrandenses e pretendemos deixar, aqui, uma linha de futuro para o concelho, porque, independentemente de estarmos a caminhar para o último mandato, a intenção que queremos deixar bem vincada é que ficam preparadas as bases para um futuro, que se quer cada vez mais risonho, para o concelho da Ribeira Grande”.

A caminho daquele que será o terceiro e o seu último mandato, o autarca reeleito, prometeu continuar a lutar por mais emprego, educação, acessibilidades, desporto, cultura e turismo, porque quer melhorar a qualidade de vida de todos os ribeiragrandenses e “o melhor para a nossa terra”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com