O Clube Fluvial Portuense, a associação desportiva mais antiga das cidades do Porto e Gaia e a terceira mais antiga do país, assinalou, em novembro, o seu 145º aniversário.

O aniversário iniciou, no dia 4, na sede do clube, com a cerimónia do hastear da bandeira, momento em que compareceram os elementos dos corpos sociais do clube. Seguiu-se a Gala dos Campeões 2021, no dia 5 de novembro, que decorreu no Sheraton Porto Hotel & Spa e onde foram homenageados os cerca de 100 atletas que se sagraram campeões nacionais, recordistas nacionais ou que representaram Portugal ao serviço da seleção nas modalidades de Natação Pura, Natação Artística, Natação Adaptada, Natação Master, Polo Aquático e Remo.

Na celebração de uma época desportiva ainda muito marcada pela pandemia da Covid-19, o presidente do clube, Valentim Miranda, congratulou-se com a possibilidade de voltar a festejar “em família”. O presidente aproveitou ainda para felicitar os atletas, destacando a segunda presença consecutiva de uma nadadora do Fluvial em Jogos Olímpicos, nomeadamente, Angélica André, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, depois de Vânia Neves, em 2016.

Valentim Miranda lembrou ainda o que foi feito ao nível de intervenções na piscina e posto náutico e os projetos em curso a nível desportivo, tais como a reformulação da Escola Aquática do clube e o desenvolvimento da base de recrutamento da formação e da vertente de lazer, no Remo.

Também Tiago Azenha, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Fluvial, destacou todos os colaboradores, atletas e sócios que, aquando das reaberturas após os confinamentos, foram exímios e essenciais a transmitir segurança às centenas de pessoas que, diariamente, passam pelo clube.

A noite de comemoração dos 145 anos do Fluvial contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Municipal do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, do diretor regional do IPDJ, Vítor Baltazar Dias, do vereador da Câmara Municipal de Gaia, Dário Silva e do administrador da Ágora, em representação do município do Porto, César Navio.