FUTEBOL CLUBE DE GAIA CELEBROU 111 ANOS DE HISTÓRIA E DE CONQUISTAS

A Gala comemorativa dos 111 do Futebol Clube de Gaia decorreu na Quinta da Boucinha, em Vila Nova de Gaia, e teve o fair-play como tema principal. O evento, que distinguiu 49 atletas, treinadores, dirigentes e personalidades ligadas ao clube, contou com a presença de 340 pessoas, entre as quais de José Guilherme Aguiar, vereador do pelouro do Desporto e dinamização desportiva da Câmara Municipal de Gaia, em representação de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, e de Paulo Rodrigues, presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia.

As celebrações do 111º aniversário do Futebol Clube de Gaia lembraram a história e as conquistas da instituição, especialmente a obtenção, por parte da equipa sénior de andebol masculino, do título de Campeão Nacional da 2ª Divisão. O evento contemplou inúmeros momentos musicais proporcionados pelos Hourglass, nomeadamente por Áurea e Teófilo, que interpretaram vários temas de Leonard Cohen, Bob Dylan, Jobim, Pati Smith, Nina Simone, Lou Reed, Bowie e Jefferson Airplane.

Aurélio Morais, presidente da direção do Futebol Clube de Gaia, contou ao AUDIÊNCIA que “a Gala dos 111 anos é a Gala comemorativa do aniversário do clube e nós, simultaneamente, fazemos também, no final de cada época, a entrega de prémios quer aos atletas, quer aos treinadores e dirigentes, que fizeram parte do trabalho da época em curso, como também costumamos galardoar antigos atletas, personalidades também ligadas ao clube, enfim, é um momento de agradecermos mesmo tudo aquilo que, realmente, não só os atuais, mas também todas aquelas pessoas que já passaram pelo clube e fizeram durante a sua vida” e enalteceu que “nós temos duas formas de prémios, temos os estatutários que são definidos pelos estatutos e temos os prémios que são atribuídos pelas próprias modalidades. São 49 prémios que vão ser atribuídos”.

O fair-play foi o mote da Gala Anual, que colocou os valores da ética desportiva em destaque. O presidente da direção do clube salientou, a este propósito, “o respeito, o desportivismo, a cordialidade, a tolerância e muitos outros princípios de boas práticas são vetores definidores do que deve ser o desporto e muito mais na vertente formativa, uma escola de virtudes”, afirmando que “o Futebol Clube de Gaia não vai corroborar com atitudes que possam ferir estes princípios”, uma vez que “o fair-play, o desportivismo e o respeito são os princípios fundamentais da escola do nosso clube”.

José Guilherme Aguiar, vereador do pelouro do Desporto e dinamização desportiva da Câmara Municipal de Gaia, fez questão de marcar presença neste evento, em representação de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, e revelou ao AUDIÊNCIA que as comemorações destacam “a história de um clube que é um símbolo do concelho, aliás chama-se Futebol Clube de Gaia, de um clube que teve ao longo destes 111 anos muitas vicissitudes, muitas alegrias, muitas tristezas, teve períodos áureos, teve períodos em que quase que desaparecia”.

“O que nos motiva, fundamentalmente, é que este clube, que foi campeão da segunda divisão de andebol, que foi campeão com jogadores, na sua esmagadora maioria, das suas camadas jovens, que foi campeão porque conseguiu agregar à sua volta, à volta do clube e à volta da equipa uma adesão extraordinária e por isso eu só espero, independentemente de não saber prever o futuro, espero que ele consiga manter-se na primeira divisão, porque indiscutivelmente a visibilidade é completamente diferente. O Campeonato Nacional de Andebol da 1ª Divisão, naturalmente, tem uma visibilidade, tem uma notoriedade, jogam nela os clubes portugueses mais conhecidos. Preocupado, preocupado estou em que o Futebol Clube de Gaia continue a ter uma formação muito saudável, continue a ter a formação que vá preenchendo os quadros da equipa principal e que sejam bons competidores, mas fundamentalmente que os jovens sejam bons cidadãos”, sublinhou o vereador da Câmara Municipal de Gaia.

Por sua vez, Paulo Rodrigues, presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, referiu ao AUDIÊNCIA que “é um aniversário que representa mais um ano de intenso trabalho desenvolvido nas várias modalidades do Futebol Clube de Gaia, do andebol, do basquetebol, da ginástica, recentemente sagraram-se campeões nacionais pela segunda divisão, portanto no próximo ano teremos o Futebol Clube de Gaia a disputar o campeonato principal de andebol e teremos aqui os principais clubes a jogar no pavilhão do Futebol Clube de Gaia. É uma longa história, é mais de um século de história, e o Futebol Clube de Gaia tem desenvolvido ao longo destes anos, destas décadas, um intenso trabalho em prol da comunidade, em particular, de Mafamude e do concelho de Vila Nova de Gaia” e aproveitou a ocasião para anunciar que o Futebol Clube de Gaia vai ser homenageado na Festa de Homenagem Associativa que vai decorrer no próximo dia 31 de outubro, no Auditório Municipal de Gaia.

Aurélio Morais frisou ainda, no âmbito das celebrações, que “os nossos projetos e ambições são crescer sempre, são manter o nível de crescimento adequado e também de uma forma controlada. No próximo ano vamos participar na primeira divisão nacional de andebol, as coisas estão a ser trabalhadas, estão a ser feitas, sem aventuras. Eu costumo dizer que vamos fazer isso tudo com os pés bem assentes na terra e isso está a ser preparado. Agora, logicamente que não vamos descurar a formação, porque a formação é a base do clube. Por isso, independentemente de estarmos a preparar a equipa, porque é a montra do clube, uma vez que nós também precisamos de uma montra, para conseguirmos a formação. Não descurando tudo isso, vamos mantendo as duas áreas em atividade. É o engrandecimento do clube e ao engrandecermos o clube também estamos a engrandecer o próprio município. Nós somos os embaixadores da nossa terra e o Futebol Clube de Gaia até pelo nome que tem, considera-se um dos principais embaixadores e nós entendemos que fazemos um papel de divulgação do concelho por este país fora”.