O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, esteve em Gaia numa cerimónia que decorreu na ETAR de Gaia Litoral, onde foram apresentados dois projetos que irão permitir o reduzir o consumo de energia e reutilizar as águas pluviais tratadas.

Na ETAR de Gaia Litoral são tratados, anualmente, mais de 12 milhões de metros cúbicos de águas residuais, a partir dos quais são produzidos elevados volumes de biogás que permitem a produção de energia elétrica. Já o processo de tratamento de águas residuais necessita de energia elétrica para a produção de oxigénio, circulação de lamas, ventilação desodorização, entre outros.

Perante isto, as equipas de operação, manutenção e engenharia da Simdouro desenvolveram um plano que visa reduzir o consumo de energia para o processo de tratamento de águas residuais e um conjunto de medidas para aumentar a capacidade de produção de energia elétrica a partir de biogás. Um dos exemplos é a instalação de um novo cogerador que representará uma poupança anual de 3GWh e uma redução de custos de mais de 300 mil euros.

Em relação à reutilização de águas residuais e à questão ambiental, foi instalada a tubagem que assegura o abastecimento da zona marginal do concelho com água reutilizada, tendo sido instalado um ponto de abastecimento que visa o fornecimento de água para efeitos de rega e limpeza urbana.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com