Arcozelo inaugurou o Park’Animal, ideia de Mariana Carvalho que foi um dos projetos vencedores do GOP+Jovem 2019. A Câmara de Gaia investiu 20 mil euros no projeto, e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Arcozelo. O parque canino está localizado na rua Caminho do Ribeiro e tem 800m2.

 

Arcozelo tem o primeiro parque canino do concelho de Vila Nova de Gaia. O Park’Animal foi um dos projetos vencedores do GOP+Jovem 2019, da autoria de Mariana Sofia Carvalho, e foi inaugurado no dia 13 de novembro, com a presença de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, e Maria Adelina Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Arcozelo.

O Park’Animal foi um dos vencedores do Gaia Orçamento Participativo Jovem de 2019, na categoria «Beneficiação e Arranjo Estético da Cidade» e conquistou 47 votos. O projeto foi inaugurado no dia 13 de novembro, na rua Caminho do Ribeiro, em Arcozelo, e tem uma área de 800 m2. A Câmara Municipal de Gaia investiu 20 mil euros na execução do projeto, que contou também com o apoio da Junta de Freguesia de Arcozelo.

“Criar um espaço de lazer onde os animais possam divertir-se e praticar algum exercício, livres de trelas”, foi esta a ideia de Mariana Carvalho, que também imaginou um espaço vedado, para evitar fugas dos amigos de quatro patas, com a colocação de “alguns itens de entretenimento para os animais”.

Mariana viu, com este projeto, a possibilidade de “renovar um espaço que se encontra disfuncional (Circuito de Manutenção de Arcozelo); dar aos animais um local adequado para os seus passeios, onde não tenham restrições e, com isso, dar aos seus donos menos preocupações; reduzir a quantidade de dejetos animais espalhados pelas ruas e jardins públicos e diminuir as fugas e/ou acidentes durante os passeios na via pública”.

O espaço criado é amplo e repleto de equipamentos caninos que formam um circuito e onde é mantida uma zona central de clareira para que os canídeos possam exercer a atividade física sem obstáculos e em total segurança.

A Câmara Municipal de Gaia aposta na juventude e nos seus jovens, e o GOP+Jovem é um exemplo disso, uma vez que os mais novos são convidados a participar e apresentar ideias e projetos, dentro de certas temáticas, para melhorar a cidade e a vida dos seus habitantes. Na última edição do Gaia Orçamento Participativo, a autarquia disponibilizou um montante total e recorde de 360 mil euros, o maior do país. “Estamos a trabalhar para valorizar os direitos e a voz dos jovens, reconhecer a importância do trabalho na área da juventude e criar condições e oportunidades para que os jovens participem ativamente no desenvolvimento da cidade”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia.