GAIA TEM O MAIOR ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM DO PAÍS

O Gaia Orçamento Participativo Jovem (GOP+Jovem) de 2021 tem um valor de 360 mil euros, o maior do país, e as propostas podem ser enviadas, por todos que tenham entre 13 e 30 anos e uma ligação ao concelho de Gaia, até dia 5 de março. As três áreas em concurso são: criatividade, cultura e desporto; meio ambiente e sustentabilidade; e, tecnologias e empreendedorismo.

 

 

O GOP+Jovem voltou. As propostas ao Gaia Orçamento Participativo Jovem podem ser enviadas até 5 de março. O montante disponibilizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, para a edição de 2021, é de 360 mil euros, um valor recorde, e o maior do país. As três áreas em concurso são: criatividade, cultura e desporto; meio ambiente e sustentabilidade; e, tecnologias e empreendedorismo. A plataforma para submissão de propostas é http://gopjovem.cm-gaia.pt/. No Gaia Orçamento Participativo Jovem (GOP+Jovem) podem participar todos os que tenham entre 13 e 30 anos, com ligação comprovada ao concelho, ou seja, que sejam naturais, residam, trabalhem ou estudem em Vila Nova de Gaia. As propostas têm um teto máximo de 60 mil euros e, após a submissão das ideias,há uma análise por parte da Comissão Técnica e, por fim, um período de votação. Os projetos que vencerem o GOP+Jovem 2021 serão incluídos no Orçamento Municipal de 2022.

Em 2020 a adesão superou as expectativas, uma vez que foram apresentadas 98 propostas e a plataforma registou 2.355 votos. São estes números que justificam o valor recorde dedicado ao Orçamento Participativo Jovem de 2021. Os projetos vencedores da última edicação do GOP+Jovem foram Mariana Pinho com “Parque Multigeracional de Serzedo”, Érica Moreira com o “Jardim Sensorial”, Tatiana Pereira com “Gaia 100 Beatas”, Ângelo Sousa com “Gaia, Município Amigo do Ambiente”, Inês Fernandes com “Dar Vida aos Anos” e Vera Santos com o “Projeto Social STOP Bullying”.

“Se forem dadas mais oportunidades aos jovens, eles serão altruístas e muito solidários, estarão focados nos espaços públicos, de lazer e fruição, e em toda a comunidade”, sublinhou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia.

Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, a Câmara Municipal de Gaia, através do Gabinete de Juventude, irá realizar, de forma presencial ou virtual, encontros participativos em diferentes pontos do município, no entanto, a qualquer momento, os jovens podem ver as suas dúvidas esclarecidas através do email juventude@cm-gaia.pt.