Existem já 15 Espaços do Cidadão em pleno funcionamento, dispersos por todas as freguesias e Uniões de freguesia do concelho de Gaia.

Com origem num protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Gaia e a Agência para a Modernização Administrativa, estas estruturas concentram vários serviços num único balcão, numa aposta na descentralização e na proximidade com as necessidades dos cidadãos. Também o papel das Juntas de Freguesia foi fundamental na concretização deste projeto, ao disponibilizarem funcionários e espaços.

O Espaço do Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão, dando a possibilidade dos cidadãos poderem tratar, por exemplo, da carta de condução, solicitar nova senha ou caderneta predial, apresentar despesas junto da ADSE, solicitar o cartão europeu de seguro de doença, entre muitos outros serviços. Ao todo, existem mais de 400 espaços destes em Portugal.

Além destes novos espaços, Vila Nova de Gaia tem ainda outra estrutura mais central, localizada no atendimento municipal, que em breve passará para a Praça, com a agregação de todos os serviços municipais.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com