GAIENSE VENCE COMPETIÇÃO NO TOPO DA RIBEIRA GRANDE

De entre 86 atletas divididos por 14 equipas, foi António Ferreira, um jovem gaiense de 19 anos, da equipa Vito/Feirense/PNB que venceu a corrida de 310 quilómetros pela ilha de São Miguel.

Uma das mais importantes provas do calendário nacional de ciclismo de estrada para o escalão de sub-23, organizada pela ACA (Associação de Ciclismo dos Açores), UVP/FPC (União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo) e pelo clube Bike Mais, aconteceu entre 17 e 19 de maio na ilha de São Miguel. António Ferreira, um jovem de 19 anos de Vila Nova de Gaia sagrou-se campeão no final da competição na Lagoa do Fogo na Ribeira Grande.

Esta 10.ª edição do Grande Prémio de Ciclismo dos Açores teve três etapas que totalizaram 310 quilómetros: a primeira saiu de Ponta Delgada e foi até Nordeste (97 quilómetros), seguindo-se Nordeste – Lagoa (114 quilómetros) e, por fim, desde esta cidade até à Lagoa do Fogo (99 quilómetros).

A equipa de Vito/Feirense/PNB foi a grande vencedora do Grande Prémio dos Açores/Volta a São Miguel, tendo terminado a competição na Lagoa do Fogo com António Ferreira a vencer a etapa e a prova em termos individuais, e a equipa em termos coletivos.

Quanto às etapas, a primeira, que acabou por ser ao ‘sprint’, foi vencida por Carlos Salgueiro da equipa Sicasal/Constantinos, ficando em segundo lugar Pawel Szotska da LA Alumínios/LA Sport e em terceiro Javier Jorda da Ginestar. O segundo dia ficou marcado pela vitória de Josue Barrachina, da Ginestar, também discutida ao ‘sprint’. Em segundo lugar ficou Javier Jorda e Pawel Szotska em terceiro. Após esta tirada, este último atleta é o novo camisola amarela, seguindo-se Carlos Salgueiro com o mesmo tempo. Quanto à terceira etapa, na qual participaram 75 atletas, em primeiro lugar ficou António Ferreira, em segundo Gonçalo Leaça (LA Alumínios/LA Sport) e Pedro Andrade (Vito/Feirense/PNB).

Os 86 atletas que iniciaram a competição fizeram-se representar por 14 equipas: LA Alumínios/LA Sport, Vito/Feirense/PNB, Ginestar (Espanha), Pêna Ciclista Manzanillo – Kuota (Espanha), Sicasal Constantinos, Crédito Agrícola/Jorbi/Almodôvar, Fortunna/Maia, Jorbi Team José Maria Nicolau, ACDC Trofa/Trofense, JV Perfis – Gondomar Cultural, Selecção Açores (com sete atletas Sub-23), Fontinhas Ativa/Promotora, Azores Skoda Cycling/CDOL/Bike Mais (equipa mista) e CD Metralhas/P. Miguel Dinâmica/Rib Ativa.

Classificação geral final
1º- António Ferreira/POR (Vito/Feirense/PNB), 8h32″32″
2º- Javier Jorda/ESP (Ginestar) a 49″
3º- Pedro Andrade/POR (Vito/Feirense/PNB) m.t
4º- Diogo Duarte/POR (Sicasal Constantinos) a 1″07″
5º- Pawel Szotska/POL (Kuota/Oviedo) a 1″10″