O presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, mostrou sérias preocupações relativas ao abandono escolar, a propósito do 48º aniversário da Escola Secundária da Ribeira Grande.

 

 

Foi no passado dia 4 de janeiro que a Escola Secundária de Ribeira Grande comemorou o seu 48º aniversário. A celebração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Alexandre Gaudêncio, que teceu vários comentários sobre aspetos que o preocupam.

Algumas das preocupações do autarca passam pela elevada taxa de abandono e absentismo escolar. Assim, não perdeu a oportunidade de expor estes assuntos diante dos que podem ajudar à mudança, ou seja, à redução dos valores das taxas referidas.

Alexandre Gaudêncio revelou também aos presentes que a autarquia irá avançar com um plano de municipal com vista a combater este mesmo problema na Ribeira Grande e, assim, ajudar a melhorar os resultados no panorama regional. “Contamos ter o plano concluído no presente ano, para que possa ser implementado a partir do próximo ano letivo”, referiu.

Até ao momento, o valor correspondente à taxa de abandono e absentismo escolar está nos 23% na região dos Açores, face aos 6% de média nacional.

A cerimónia teve momentos sérios, contudo não deixou de parte os mais queridos. Em forma de agradecimento, foram entregues prémios que homenageavam vários funcionários da escola que contavam com mais de 25 anos de serviço na mesma e, outros que se aposentaram recentemente.