José Pedro Cardoso, golfista amador de “handicap-3”, acaba de revalidar o título interno da Quinta do Fojo (Canidelo-VN Gaia), repetindo a proeza de 2017 em que também venceu, depois de derrotar Leonel António na final em 36 buracos.

No que se refere ao torneio respeitante à época desportiva do ano anterior, passada que foi a fase de qualificação que escolheu os oito melhores “gross” da mais prestigiada competição da infra-estrutura dirigida por Filomena Rito – Taça Wellintgton – Pedro Cardoso derrotou na final Paulo Castelo (“handicap-4”), que tinha sido vice-campeão em 2014 e campeão em 2015. Já o actual detentor do mais alto galardão quintafojense, antes de atingir o “top”, foi “vice” do campeão Mário Dias, em 2013, sendo também finalista vencido em 2016, cuja final coroou César Campos.

De referir que ao longo das quinze edições que o clube já disputou, entre o primeiro campeão, Ramiro Vieira Pinto e o actual detentor, José Pedro Cardoso, são já oito os golfistas que inscreveram o seu nome no livro de honra do clube. O maior destaque maior vai para José Maria Cudell, no “top” da lista onde figuram os vários elementos preponderantes que passaram pela Quinta do Fojo. José Maria Cudell é o mais titulado, com quatro vitórias sucessivas, seguido de Mário Dias com quatro (2009, 2010, 2013 e 2014) e outras tantas na condição de “vice” (2004, 2006, 2007 e 2011). A lista engloba também o actual vice-campeão Paulo Castelo, que venceu em 2015, Pedro Simões (2011), Vasco Alves (2012) e o atrás citado César Campos (2016).

O sector feminino da Quinta do Fojo também já teve fases de grande apogeu. Basta recordar o ano de 2006 que levou a equipa do Fojo à conquista do título nacional sob a batuta de Patrícia Brito e Cunha e na qual pontuava Joana Silva Pinto, que fora campeã do clube no ano anterior, na final que disputou com Ana Furtado. Porém, o entusiasmo das meninas do Fojo não durou muito, uma vez que a sua proeza ecoou noutras paragens. Daí para cá, o sector feminino do clube, a nível interno, apenas esteve activo por duas vezes; em 2009 Sofia Rito Pinto sagrou-se campeã na final em que derrotou Catarina Taveira Pinto e somente em 2016 conseguiu repetir a proeza ao bater na final Sara Mendes.

Mais de meia centena de torneios p’ra este ano

Entretanto, o plano das actividades competitivas para 2019 já está em curso e prolonga-se até Dezembro, embora seja este o mês de provas mais tranquilo. Março é o mês que congrega maior número de torneios (10) e o estival Agosto, como é habitual na maior parte dos campos do país (escepto os que integram circuitos turísticos), surge como tempo de defeso para descanso e beneficiação dos relvados.

Competições como Torneio da Páscoa (5 de Abril), Taça Wellington (6 de Julho, que apura os oito melhores “gross” para a fase “match-play”), Torneio de Verão (20 de Julho), Torneio das Vindimas (7 de Setembro), Torneio do Outono (12 de Outubro) e Torneio de S. Martinho (9 de Novembro) são provas a que os mais assíduos praticantes do Fojo não faltam pelo seu simbolismo, a par dos torneios mensais que a Academia de Golfe, cuja responsabilidade técnica pertence a Ramiro Pinto e Tiago Osório, mantém activos tendo em vista o aparecimento de novos e melhores praticantes. Já o mês de Dezembro continua fiel às tradições do Torneio de Natal com classificações distintas para o amador comum e para a categoria sénior que engloba os praticantes acima dos 55 anos de idade.

Mário Vieira venceu Pro-Am dos Campeões

O Pro-Am dos Campeões, um dos primeiros torneios agendados para a época em curso, envolveu este ano 35 jogadores inscritos e foi ganho por Mário Vieira, que alcançou 44 pontos a jogar com 14 pancadas de bonificação. Vieira completou destacado os 18 buracos da competição, à frente de Gonçalo Mota (“handicap” 8), com menos dois (42) e 41 de Francisco Pinho, que foi terceiro a jogar com 10 de “handicap”. No fecho do “top-ten” seguiram-se Rogério Cardoso, Arménio Cordeiro, Vítor Mota e Carlos Dias, todos com 39, aos quais se seguiram Jorge Dourado Lopes e Adélio Martins, ambos com 37 pontos “net”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com