A campanha “Consuma Pescado dos Açores” foi lançada aquando da visita de trabalho do Governo dos Açores a São Miguel. O Porto de Pescas de Rabo de Peixe recebeu a cerimónia a 3 de agosto, presidida por Vasco Cordeiro.

 

 

O Porto de Pescas de Rabo de Peixe foi o local escolhido para o lançamento da campanha “Consuma Pescado dos Açores”, uma campanha de incentivo ao consumo de pescado açoriano que, agora, “surge também como mais uma resposta a um momento muito desafiante para o setor” devido à pandemia COVID-19, conforme disse o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia.

De acordo com Gui Menezes, a situação atual condiciona “os principais mercados importadores do nosso pescado, assim como a normal atividade hoteleira e de restauração, que tem implicações diretas na atividade da pesca e no escoamento do nosso pescado”. Por isso mesmo, esta é uma iniciativa de promoção do consumo do pescado açoriano que pretende ser também uma forma de o “valorizar”.

Na ocasião, o governante salientou que esta foi uma das atividades que nunca parou durante a época mais crítica no combate à pandemia e recordou as medidas tomadas pelo Governo Regional dos Açores para ajudar quem trabalha no setor: a isenção de taxas de lota, de gelo e de entreposto (em vigor até setembro), o reforço do Fundopesca em 350 mil euros, a criação de um regime excecional de apoio ao rendimento para os pescadores que não beneficiam do Fundopesca, o fornecimento de mais de 13 mil equipamentos de proteção individual a pescadores e compradores, o que representou um investimento de 145 mil euros, mas que permitiu que “desenvolvessem a sua atividade profissional de forma segura”.

Gui Menezes garantiu que o Governo está comprometido com o setor das pescas, por isso mesmo tem vindo a apostar em infraestruturas de apoio a esta atividade, como o caso do pavilhão que está a ser construído em Rabo de Peixe que permitirá aos pescadores preparar as artes de pesca com melhores condições principalmente durante o inverno. O secretário relembrou que este foi um compromisso assumido pelo Presidente do Governo Regional dos Açores aquando da sua visita àquele local em fevereiro deste ano, e que representa um investimento de 170 mil euros. De acordo com o governante, a partir de outubro entrará em funcionamento.

No final da cerimónia de lançamento da campanha “Consuma Pescado dos Açores”, seguiu-se uma visita à obra de construção deste pavilhão no Porto de Pescas de Rabo de Peixe.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com