GOVERNO REGIONAL FOMENTA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS ESCOLAS

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo anunciou, no passado dia 18 de fevereiro, na Ribeira Grande, que o Governo Regional vai levar o tema da eficiência energética às escolas, através de “um programa educativo inovador na Região”, que será implementado ao longo deste ano letivo.

Marta Guerreiro, que falava à margem da sessão de apresentação aos alunos do 1.º Ciclo da EBI da Ribeira Grande (onde também esteve presente o Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses), afirmou que o Programa Educativo de Eficiência Energética nas Escolas dos Açores tem como objetivo “despertar a comunidade escolar para a importância do correto uso da energia”, para que os Açores possam “reduzir a utilização de energias produzidas com recursos não renováveis”.

Este programa foi desenvolvido em parceria com a Azorina – Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza, e resulta numa atividade designada por ‘Dreni’, incluída nas atividades da iniciativa “O Parque vai à Escola”, que será levado a escolas do pré-escolar e do 1.º Ciclo através dos Serviços Educativos dos Parques Naturais.

A secretária regional fez saber que esta atividade sensibiliza, através de desenhos animados e fichas de atividades, para a eficiência energética e para a utilização racional de energia.

Segundo Marta Guerreiro, “ainda que esta atividade só venha a ser disponibilizada para o 2.º Ciclo na próxima edição da oferta educativa do ‘Parque Escola’, todos os educadores que assim o entendam poderão descarregar os recursos educativos” através dos portais ‘Educar para o Ambiente e Sustentabilidade’ ou do Portal da Direção Regional da Energia.
A governante sublinhou ainda que “a educação permite aos mais jovens a adoção de práticas e atitudes que promovam a eficiência energética através de um maior conhecimento sobre as matérias de energia”.

Por sua vez, o Secretário Regional da Educação e Cultura alertou para a necessidade da adoção de comportamentos que promovam a eficiência energética não só por parte dos alunos, mas também da comunidade em geral, desafiando os estudantes a serem os mensageiros da necessidade de “usar a energia em benefício da economia doméstica e social”.