A União de Freguesias de Gulpilhares e Valadares, resultou da agregação das freguesias de Gulpilhares e Valadares em 28 de janeiro de 2013.

Gulpilhares é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Gaia, com 6,14 km² de área e 11 341 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 1 847,1 hab/km². Santa Maria de Gulpilhares, pelas suas condições naturais, qualidade do solo e proximidade do mar, sempre foi uma localidade procurada para viver, daí que existe uma população heterogénea. Possui as praias populares de Miramar, Francelos e Senhor da Pedra. A freguesia localiza-se a Sul do concelho de Gaia e a sete quilómetros da sede do mesmo. Faz fronteira com Vilar do Paraíso e Valadares (a Norte), com Canelas (Leste), Arcozelo e Serzedo (Sul) e a Oeste o Atlântico. Destacamos a capela do Senhor da Pedra que é uma das principais atrações turísticas da freguesia e patrimônio nacional.

Já Valadares é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Gaia, com 4,94 km² de área e 10 678 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 2 161,5 hab/km². A antiga junta de freguesia de Valadares dista 6 km da sede do concelho e 12 km da cidade do Porto. A vila de Valadares confina a norte com a freguesia de Madalena, a este com a freguesia de Vilar do Paraíso, a sul com a freguesia de Gulpilhares e a oeste com o mar. Possui praias muito populares e com grande procura devido também à qualidade das suas águas ricas em iodo. Encontra-se edificado nesta freguesia o Centro de Reabilitação do Norte Dr. Ferreira Alves, recuperado do antigo Sanatório. Outrora, a população Valadarense encontrava-se associada à agricultura e igualmente ao sector cerâmico (Cerâmica de Valadares), atualmente a economia é à base do sector industrial e de serviços. Tem como “feriado” a segunda-feira a seguir ao primeiro fim-de-semana de julho, dia do Sr. dos Aflitos, acompanhado por uma festa com duração de 3/4 dias, realizando-se diversas romarias. O bolo “Velhotes” é o doce típico desta freguesia.

Hoje, estas duas freguesias mantém uma enorme dinâmica associativa, com instituições culturais importantes, como o Rancho Regional de Gulpilhares, o Orfeão de Valadares, o Grupo Folclórico de Valadares, o TEAGUS Gulpilhares, o CENTAR Gulpilhares ou a Associação Recreativa de Francelos. Já a nível desportivo, a União de Freguesias tem dois clubes de futebol, o Gulpilhares Futebol Clube e o Valadares Gaia Futebol Clube, mantendo ainda o ACD Gulpilhares Hóquei 1944 e o Miramar Império de Vila Chã.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com