Helena Domingues anunciou, no último dia 14 de agosto, a sua candidatura pelo PPD/PSD à Junta de Freguesia da Conceição e comprometeu-se a ouvir, sempre de perto, os cidadãos e as instituições da Conceição, dando-lhes, assim, maior poder de participação no processo de decisão autárquica.
A candidata elegeu ainda as áreas da saúde, educação, cultura, lazer, empregabilidade e turismo como sendo prioritárias.
Alexandre Gaudêncio, presidente e candidato à Câmara Municipal da Ribeira Grande, considera que a candidata é “uma pessoa de causas que abraça o desafio de vencer a Conceição para fazer desta freguesia uma terra melhor”.
O candidato à Câmara recordou ainda que realizou ao longo do seu mandato diversas obras fundamentais para a freguesia da Conceição, como o processo da Frente Mar, que foi iniciado com o objetivo de virar a cidade para o mar e requalificar a zona litoral da freguesia.
O projeto contou com um investimento de 2 milhões de euros, que foi direcionado para a aquisição das moradias que apresentavam riscos devido à sua proximidade da orla costeira.
Durante o mandato de Alexandre Gaudêncio deu-se também início ao projeto de requalificação do mercado municipal e a uma aposta na dinamização da economia local, nomeadamente, com a realização de inúmeras iniciativas culturais na Rua Direita, isto é, na principal artéria da cidade.
O atual executivo camarário requalificou ainda a Rua dos Apóstolos, beneficiou o Moinho do Vale, beneficiou a EB1/JI dos Foros, apostou no reforço da segurança com a instalação de videovigilância no parque da Rua do Ouvidor e aumentou as zonas verdes através do reaproveitamento de lotes abandonados.
Alexandre Gaudêncio pretende, caso vença as eleições, proceder à finalização do projeto da Frente Mar, avançar com a última fase de requalificação do mercado municipal e fazer do antigo matadouro, que se situa junto à praça, um espaço dedicado ao empreendedorismo social.
O presidente da Câmara da Ribeira Grande quer continuar a fazer do turismo uma das suas bandeiras, na medida em que, objetiva captar novos investimentos turísticos para o concelho e para a freguesia como é o caso do Hotel Monte Verde, que é considerado o maior investimento privado da região, prosseguir com a Praça do Emigrante, com o intuito de homenagear os ribeiragrandenses que se encontram no exterior, e transformar a praia do Monte Verde numa zona balnear.
No que respeita a mobilidade, Alexandre Gaudêncio ambiciona criar uma rede de ciclovia na cidade, avançar com um parque de estacionamento na rua do Vencimento com acesso ao Centro de Saúde e revitalizar o parque de estacionamento da PSP. O recandidato do PPD/PSD também quer requalificar o Largo da Nossa Senhora das Dores, através da criação de um acesso à casa mortuária.