O Globo Terrestre, a pela central da Praça do Emigrante na Ribeira Grande, já foi colocado na Praça do Emigrante no passado dia 15 de abril. De acordo com o Presidente do município “a empreitada continua a decorrer”, e a inauguração está prevista para meados de julho, mediante a estabilização da situação causada pela pandemia do novo coronavírus.

 

 

No início de 2020 iniciaram-se os trabalhos no local que viria a tornar-se na Praça do Emigrante, localizada na zona do Monte Verde, em frente ao Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

Com um prazo de execução de sete meses, a empreitada continua a decorrer, tendo sido o momento, a 15 de abril, de colocar a peça central naquela praça. A inauguração está prevista para meados de julho, de acordo com o Presidente da autarquia, estando esta data pendente do evoluir da situação provocada pela COVID-19.

Alexandre Gaudêncio, que assistiu ao momento de posicionar o Globo Terrestre na nova praça, explicou ao AUDIÊNCIA que “segundo os autores do projeto, o Luís Silva e a Associação dos Emigrantes dos Açores, esta praça tem dois objetivos: em primeiro lugar homenagear os nossos emigrantes, e, através da representação do globo, simbolizar as várias partes do mundo em que existem açorianos”.

A Praça do Emigrante apresenta três componentes: globo, pedra e mar. O piso da praça simboliza o mar, executado em calçada branca e basalto negro; o globo (com quatro metros de diâmetro), revestido por calçada e basalto negro representará a Terra, e a pedra, onde assentará o globo, representará as ilhas.

O Globo Terrestre é feito em calçada por Carlos Meneses, calceteiro local, e já se encontrava em armazém pronto a ser instalado; a “Calçada dos Mundos”, ou seja, a calçada do chão em forma de ondas, representa o mar e a terra e foi idealizada e desenhada por Liliana Lopes, artista local.

O projeto, desenvolvido por Luís Silva, tem aproximadamente 4.000 metros quadrados e foi orçado em cerca de 290 mil euros, integrando o Plano de Regeneração Urbana da Ribeira Grande, contando com apoios comunitários ao abrigo do Programa Açores 2020.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com