Decorreu, no mês de dezembro, o lançamento da 1ª placa da trilha de Interpretação da Natureza, na Serra de Negrelos, em Canelas, Vila nova de Gaia. A cerimónia contou com a presença da Junta de Freguesia de Canelas, dos Bombeiros Voluntários de Valadares e do “Sim, Somos Capazes”, um projeto na área de Inovação social para jovens com talentos especiais, coordenado pelo Professor Luís Baião, um dos nomeados para professor do Ano em 2020 pela Global Teacher Prize Award Portugal. Neste projeto de referência em Gaia e em Portugal, os jovens desenvolvem vários projetos empreendedores, culturais e de lazer dando largas aos seus e à sua ambição de mostrar que são capazes.

Antes do lançamento da 1ª placa da trilha de interpretação da natureza, na Serra de Negrelos, que decorreu no coreto, Luís Baião convidou os presentes a consultar o Youtube e a ver o pequeno filme: “Montanha para todos”. De seguida, partimos para a aventura durante algumas horas pela trilha, com a alegria de todos os participantes, pois ao grupo juntou-se a Drª Silvia, coordenadora do projeto Inovação Social e os monitores, José Andrade, Filomena Seara, Pedro Castro e o professor João Paulo, Professor na Escola Inês de Castro e deputado na Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia.

Nesta alegria de percorrer os caminhos que tiveram muita história em Canelas, João Paulo Silva, da Associação Santa Isabel, descrevia esta trilha com muito prazer. “O trabalho junto das nossas comunidades faz mais sentido quando é feito em rede e por isso estamos muito empenhados em ajudar a desenvolver a Serra á população”, afirmou.

A cerimónia contou ainda com a inauguração da exposição de pintura “Pop Powen e um concerto da banda do “Sim, Somos Capazes”, com João Couto, cantor, autor e compositor que nasceu em Vila Nova de Gaia, e foi vencedor do programa da TVI Ídolos em 2015.

Foi uma tarde onde a magia da música esteve bem patente, onde o ponto alto foi quando a Banda dos sim Somos Capazes cantaram as músicas do João Couto.

Presente no evento esteve o presidente da Junta de Freguesia de Canelas, Arménio Costa, que, à semelhança de muitos pais dos jovens utentes, estava maravilhado com o trabalho feito. “O Sim, Somos Capazes é uma fábrica de sonhos…. Quando são os melhores a sonhar. Quando se sonha tudo acontece”, afirmou.