No âmbito das comemorações do 115º aniversário do Futebol Clube de Gaia, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, visitou, no passado dia 10 de junho, as instalações desta instituição, atribuindo-lhe a Medalha de Mérito Desportivo. A cerimónia simbólica contou com a presença de Alexandra Amaro, presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, Aurélio Morais, presidente da Direção deste clube, Francisco Serrano, presidente da Assembleia Geral desta instituição, agentes desportivos, atletas e representantes de entidades civis.
Surpreendido com a condecoração, Aurélio Morais fez questão de afirmar, na ocasião, que enche de orgulho os atuais impulsionadores deste clube e dignificando os seus fundadores. “É uma honra para os dirigentes e acaba por ser, também, uma homenagem para aqueles homens que, há 115 anos, puseram mãos à obra e constituíram o clube, na ocasião, para o futebol. Hoje em dia, temos quatro modalidades em funcionamento, muita gente a trabalhar e a entrega da Medalha de Mérito Desportivo é, para nós, um orgulho enorme e reforça a nossa vontade de trabalhar”, ressaltou o dirigente associativo, salientando que “continuaremos a fazer o nosso trabalho. Este é um grande clube, aliás eu diria que é o maior de Vila Nova de Gaia”.
Também Francisco Serrano, presidente da Assembleia Geral do Futebol Clube de Gaia, tomou a palavra, asseverando que “ao longo do tempo e de uma forma sustentável temos procurado, e conseguido, que todos os jovens que querem praticar estas modalidades, futebol, andebol, basquetebol e ginástica, tenham um lugar, aqui, no Futebol Clube de Gaia” e evidenciando que “aquilo que sempre fizemos foi incluir todos e dar a todos a oportunidade de competirem. Essa tem sido a nossa missão e o nosso caminho com bastantes e bons resultados”.
Por outro lado, Alexandra Amaro, presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, fez questão de agradecer a João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto por “estar presente neste clube emblemático de Vila Nova de Gaia e por tudo o que tem feito ao nível do desporto e da juventude, quer a nível nacional, como a nível local, principalmente”. “São 115 anos de um clube emblemático, de grandes feitos e de grandes conquistas. É um orgulho para a Junta de Freguesia ter um clube destes no seu território. Teremos todo o gosto de continuar a apoiar, porque para além de atletas, vocês também foram cidadãos, dotados de responsabilidades, valores e princípios”, sublinhou a autarca.
Por fim, foi o secretário de Estado da Juventude e do Desporto quem encerrou as intervenções, enfatizando que “estou cá com dupla satisfação, primeiro porque resido na freguesia onde está sediado e onde o clube desenvolve a sua atividade, depois porque conheço o Futebol Clube de Gaia há muitos anos e a realidade é que acompanho o vosso trabalho, pelo que é, também, uma satisfação poder, hoje, no Dia de Portugal, encontrar no Futebol Clube de Gaia, que pelo seu ecletismo, pelos seus mais de 700 praticantes, pelas conquistas e pela sua história, acaba por ser muito representativo dos clubes desportivos nacionais”.
Garantindo não estar presente no dia em que esta instituição celebrou 115 anos de existência por mera amizade, mas no âmbito de “um ato de homenagem à força desportiva e à sua história”, João Paulo Correia terminou o seu discurso entregando a Medalha de Mérito Desportivo ao Futebol Clube de Gaia, reforçando que “é inteiramente justa”.