“Violência Doméstica e no Namoro: da Sensibilização à Ação!” foi o tema debatido a 9 de março no Parlamento dos Jovens do ensino básico, que aconteceu na sede do Parlamento açoriano.

Na ocasião, a Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores desafiou os jovens açorianos na busca de respostas combativas ao flagelo da violência doméstica e no namoro.

Ana Luís reforçou a importância do tema em debate nesta 25.ª edição do Parlamento dos Jovens, que “exige, da nossa parte, uma grande responsabilidade e consciência” porque “ é, sem dúvida, uma realidade premente da nossa sociedade e muito preocupante”.

 “Se é verdade que no contexto da violência doméstica, esta é exercida, na sua maioria, pelos homens contra as mulheres, na violência no namoro, apesar da maior percentagem de vítimas serem raparigas, as agressões, sejam elas físicas ou verbais, são praticadas por ambos os géneros”, realçou a Presidente do Parlamento junto dos jovens deputados açorianos.

Ana Luís apelou, ainda, à sensibilização de todos os jovens açorianos, na qualidade de futuros decisores do arquipélago, para refletirem e adotarem comportamentos e ações diferenciadores e inovadoras que travem o flagelo da violência doméstica e no namoro na sociedade.

Os jovens deputados tiveram a oportunidade de apresentar as suas propostas, sendo que o projeto base apresentado pela Escola Secundária Vitorino Nemésio (ilha Terceira) foi o mais votado, resultando no documento final após a apresentação de algumas alterações. Desta forma, será apresentado pelo círculo dos Açores na sessão nacional na Assembleia da República, a 4 e 5 de maio.

O Círculo dos Açores na Assembleia da República será representado pela Escola Secundária Vitorino Nemésio, pela Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade (ilha Terceira), pela Escola Secundária Domingo Rebelo e pela Escola B1, 2, 3/S Mouzinho da Silveira (ilha do Corvo).

Quanto ao tema proposto para a edição do Parlamento dos Jovens do próximo ano, o mais votado foi o Sistema Educativo Português apresentado pela Escola Secundário Vitorino Nemésio.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com