O projeto Erasmus EU/ON Scaling UP percorreu o país. Jovens entre os 15 e os 25 anos sentaram-se em mesas redondas com decisores políticos e peritos da juventude para pensar a União Europeia, as suas problemáticas e oportunidades. O projeto culminará em Gaia, em 2022, com um seminário final que terá a duração de dois dias, evento esse que Elísio Pinto, vereador da Juventude da Câmara de Gaia, acredita que vai “reforça o papel do capital jovem de Gaia”.

 

 

O mês de novembro assinalou a continuidade das atividades do projeto Erasmus EU/ON Scaling UP. Este trata-se de um projeto de diálogo para jovens entre os 15 e os 25 anos em que se pretende redescobrir a União Europeia e as suas oportunidades.

Cada sessão do EU/ON Scaling UP contemplou atividades de educação não-formal, grupos de trabalho e mesas redondas com jovens, decisores políticos e peritos de juventude. O EU/ON Scaling UP, que se realiza com o apoio do Erasmus+ Juventude em Ação e conta com a parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude, já realizou sessões por todo o país, onde contou com a participação de centenas de jovens e dezenas de decisores políticos e técnicos de juventude.

O EU/ON Scaling UP terminará com um seminário final em Gaia, em 2022. Esse seminário final terá a duração de dois dias e contará com a participação de representantes jovens de todas as cidades participantes, bem como decisores políticos e peritos que estiveram envolvidos.

O projeto coloca os jovens a trabalhar temas relacionados com valores europeus, estratégias para a juventude, igualdade para todos, saúde mental, alterações climáticas, entre outros. Para Elísio Pinto, vereador da Juventude da Câmara Municipal de Gaia, “o EU/ON Scaling UP reforça o papel do capital jovem de Gaia, colocando as juventudes de Gaia na liderança de um processo de capacitação nacional que pretendemos inclusivo e agregador, não deixando ninguém para trás”.