A Junta de Freguesia de Ermesinde recebeu o Certificado “Coração Verde” pelas duas entidades promotoras do projeto: a Câmara Municipal de Valongo e a LIPOR. A distinção é resultado de um conjunto de ações que contribuíram para a otimização dos processos de gestão ambiental e para a aquisição e manutenção de boas práticas ambientais.

 

 

Ermesinde recebeu o Certificado “Coração Verde” e este foi entregue na presença das duas entidades promotoras do projeto: Município de Valongo e pela LIPOR. A Junta de Freguesia de Ermesinde foi a primeira Instituição de âmbito Local a ser reconhecida com o Certificado “Coração Verde”.

Esta distinção vem no âmbito do Projeto Geração + Local, lançado em 2019, e em que a Junta de Freguesia de Ermesinde aceitou o desafio, de, em parceria com a Câmara Municipal de Valongo e a LIPOR, contribuir para um futuro mais sustentável. O sucesso do projeto só foi possível depois do esforço de o dar a conhecer à comunidade e às forças vivas da freguesia, para assim, envolvendo diferentes parceiros, alinhando-os num ambiente de cooperação estratégica, conseguirem lutar por um objetivo comum: tornar Ermesinde um Coração Verde.

Este reconhecimento é resultado da otimização dos processos de gestão ambiental e da aquisição e manutenção de boas práticas ambientais, um trabalho conjunto das três instituições.

A dinamização de ações de formação e sensibilização dirigida a colaboradores da Junta de Freguesia Ermesinde e para a comunidade local; realização de Workshops Participativos e Fóruns Ambientais com associações locais; promoção da compostagem caseira, com a dinamização de Cursos de Compostagem e reativação de compostores; identificação de uma rede de contactos com parceiros fulcrais o para o desenvolvimento do projeto (Bewater, Centro Social Ermesinde, CMV, GRIN, ERP, Academia Lipor, AdePorto); substituição de vários equipamentos de recolha de resíduos e otimização dos espaços/pontos de recolha de resíduos recicláveis (espaços da Junta, Cemitérios e Mercado Municipal); promoção/transformação de espaços verdes/jardins públicos em espaços “Jardim ao Natural”/ “Espaços Verdes sustentáveis”; participação na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (colaboração nas iniciativas “Rua sem beatas” e “Rua 100 Publicidade!”); promoção da reutilização e da reparação e dinamização de iniciativas de prevenção da produção de resíduos, do desperdício alimentar e do lixo marinho; e a otimização dos processos da Gestão Ambiental em todos os edifícios de gestão da Junta de Freguesia” são os exemplos que comprovam a merecida distinção da Junta de Freguesia de Ermesinde com o Certificado “Coração Verde”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com