O tradicional passeio anual sénior organizado pela Junta de Freguesia de Santa Marinha e São Pedro da Afurada aconteceu no passado dia 12 de setembro e mobilizou cerca de 1000 pessoas até Vila Verde. A iniciativa contou com a presença de Marina Ascensão, vereadora da Câmara Municipal de Gaia, de Joana Nogueira, presidente da Federação das Coletividades do Distrito do Porto, do Reverendo Padre António Batista, de André Lima e Augusto Soares, vice-presidentes dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões, e dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões.

A Junta de Freguesia de Santa Marinha e São Pedro da Afurada organizou mais um passeio da terceira idade, no âmbito do qual transportou cerca de 1000 idosos até Vila Verde. Os 18 autocarros partiram por volta das 8h30 do quartel dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões, ao Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, para uma primeira paragem, onde os participantes puderam tomar o pequeno-almoço nos cafés locais e assistir à eucaristia que foi realizada pelo Reverendo Padre António Batista, Padre da Paróquia de Coimbrões, no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.

Após a missa, os seniores dirigiram-se até à Quinta da Resela, em Vila Verde, onde almoçaram e passaram um serão inesquecível. Após o banquete, os idosos e convidados tiraram proveito dos espaços verdejantes que contemplavam a Quinta e envolviam um lago e uma piscina para descansar, para conviver e para conversar.

A tarde foi de pura animação, uma vez que culminou com o momento dançante, que foi proporcionado por José Neves, e com a atuação das Varinas da Afurada, que se prolongou até à hora do lanche. No final da merenda, o executivo da Junta de Freguesia de Santa Marinha e de São Pedro da Afurada distribuiu duas lembranças por todos os presentes, que contemplaram uma garrafa miniatura de vinho Mateus Rosé e um íman com a imagem de um azulejo alusivo ao passeio anual sénior. Finda a entrega de recordações, os participantes regressaram a Vila Nova de Gaia.

Paulo Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, contou ao AUDIÊNCIA que “esta é a nossa sexta realização. Estamos aqui há 6 anos e, de facto, realizamos desde sempre o passeio sénior com a freguesia de Santa Marinha e de São Pedro da Afurada, sempre juntos. Esta agregação de freguesias, para nós, significa exatamente isso, união, e nós gostamos de estar sempre ao lado das pessoas”, acrescentando que esta iniciativa “é muito importante, aliás eu percebo, ao longo do ano, que a maioria dos seniores, dos menos jovens, como eu gosto de chamar, aguardam com expectativa a chegada deste dia, porque, para eles, é um dia de reencontros, é um dia de convívio, onde conversam tudo aquilo que aconteceu ao longo do ano, veem de facto pessoas que já não encontravam há pelo menos um ano e é, de facto, um momento de conforto para eles, mas, em particular também, de alegria e de animação. Eu julgo que é muito importante a realização deste encontro, daí a importância da junta apostar no passeio sénior, obviamente sempre com o apoio da Câmara Municipal de Gaia”.

Marina Ascensão, vereadora da Câmara Municipal de Gaia, referiu ao AUDIÊNCIA que este “é um evento com características anuais, promovido pelas Juntas de Freguesia, mas com um forte apoio da Câmara Municipal de Gaia, que se envolve, desde logo, com um apoio que dá às freguesias para a realização do mesmo e depois com esta nossa associação sempre neste dia tão especial, estamos presentes e estamos com as pessoas, o que é absolutamente fundamental para nós e obviamente para quem participa neste evento”, ressaltando que “é um dia de muita partilha, é um dia de muita alegria e é um momento de muitos reencontros, porque muitas destas pessoas não se veem, normalmente, durante o ano, porque a vida assim não permite, e depois reencontram-se neste momento anual e neste espírito muito festivo e de muita alegria”.

O presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha e São Pedro da Afurada aproveitou ainda o momento para salientar as medidas implementadas pelo executivo, com o intuito de fomentar a qualidade de vida da população. “Apostar na qualidade de vida das pessoas e em particular dos mais vulneráveis. A Junta de Freguesia orgulha-se de ter um dos melhores pacotes de emergência social. Para além do pacote que eu aqui referi de emergência social, que é dado pela Câmara Municipal, a Junta de Freguesia, em parte, tem também o seu pacote de apoio à emergência social, ou seja, na nossa União de Freguesias há uma duplicação do apoio àqueles que mais necessitam, aos mais vulneráveis. Depois, eu queria aqui salientar que temos reforçado as melhorias das condições deles, temos a funcionar quatro postos de enfermagem, é o único exemplo no concelho de Gaia, em locais específicos, de maior dificuldade de acesso, para haver um serviço de proximidade muito importante como é o da saúde. Portanto, para as pessoas, também, com maior dificuldade e com mais idade. E depois não esquecer que implementamos com o apoio da Câmara há dois anos esta parte a Colónia Balnear que não existia e temos momentos muito específicos ao longo do ano, o Cabaz de Natal para as famílias mais carenciadas, também para os idosos o Almoço de Natal, a Páscoa Solidária para as famílias mais carenciadas com a atribuição de um outro cabaz, entre um conjunto de outras medidas de apoio”.

Neste seguimento, a vereadora da Câmara Municipal de Gaia sublinhou que a autarquia aprovou “recentemente o Plano Integrado Municipal para o Envelhecimento, que tem medidas que são dirigidas a pessoas com envelhecimento ativo, medidas que vão potenciar toda esta atividade destas pessoas com mais de 65 anos, mas também tem medidas para aqueles que estão mais debilitados e que têm menos possibilidade de participar, por exemplo, num dia como o de hoje, numa atividade como a de hoje. E depois tem outras medidas que serão muito abrangentes e que poderão, no fundo, atingir todas estas pessoas de que falei, como por exemplo o Cartão Sénior, que é uma aposta que nós queremos fazer, todavia ainda estamos numa fase muito primária, mas será em breve anunciado um cartão dirigido aos seniores do nosso concelho”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com