MAIS DE 1000 PESSOAS VISITAM FEIRA DO LIVRO

A primeira edição da Feira do Livro – Livros ao Largo decorreu de 31 de maio a 2 de junho e teve lugar no Largo Hintze Ribeiro. Para além da apresentação e dramatização de livros, houve ainda espaço para momentos musicais.

A I Feira do Livro – Livros ao Largo fez parte do programa de comemorações do Dia Mundial da Criança, assinalado a 1 de junho. Desta forma, como explicou o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, quis-se “associar os hábitos de leitura ao Dia Mundial da Criança, como forma de os promover”.

Em declarações ao AUDIÊNCIA, aquando da abertura da feira, Alexandre Gaudêncio lamentou o facto do concelho ribeiragrandense liderar, “pelos piores motivos, a questão do abandono e insucesso escolar”.

No entanto, a autarquia tem feito um esforço em desenvolver este tipo de iniciativas para se poder “alertar a comunidade, em particular os mais novos, para melhorarem os seus resultados educativos”.

Além disto, o autarca expõe o desejo do seu executivo quanto à educação: prevenir e melhorar os resultados escolares dos jovens do concelho. Por isso mesmo desenvolveu um projeto educativo no qual têm sido promovidas visitas de estudo à Biblioteca Municipal Daniel de Sá, “como forma de incentivar as crianças a lerem”.

De acordo com Alexandre Gaudêncio, “este é mais um passo que damos na questão da literacia, relativamente à nossa população”. Organizada pela Câmara Municipal da Ribeira Grande e pela Biblioteca Municipal Daniel de Sá, a primeira edição desta iniciativa contou com a presença de cerca de 1000 pessoas que passaram pelo Largo Hintze Ribeiro durante aqueles três dias, em particular os mais novos que se inseriram nas comemorações do Dia Mundial da Criança.

No primeiro dia do evento foram apresentados dois livros: “Chega” de Sónia Sousa e “Ao Som do Búzio” de Laureano Almeida; no sábado foi a vez de Ana Paula Leite apresentar “As Aventuras de João Rezingão” e “Era uma vez… mais uma vez” de Sónia Sousa; no domingo foi apresentado o último livro, desta vez de Paulo Bulhões, intitulado “Tradições – festividades e tradições da Ribeira Grande para os mais novos”.

Para além das apresentações dos livros, houve ainda tempo para a hora do conto “Onde vamos hoje?” de Mariana Magalhães e Cristina Quental e também para a peça de teatro infantil “Espetáculo quase espetacular”. No final da tarde foram também promovidas tertúlias entre poetas e encontros entre escritores, além de momentos musicais que também fizeram parte do programa, sendo estes protagonizados por Bea Faria, ‘Fat of the Land’e Jaime Goth.