Atravessamos um período difícil, não apenas do ponto de vista da saúde pública, mas sobretudo do ponto de vista da saúde económica. A palavra de ordem é “confinar”, o que quer dizer menos gente na rua, menos clientes, menos negócios, menos economia, levando de uma forma geral a menos emprego.

Todavia, existem e continuarão a existir oportunidades. Até porque há um antigo adágio no mundo dos negócios: “enquanto uns choram, outros vendem lenços”.

Quando uma pessoa dá por si em situação de desemprego, é comum que os primeiros esforços sejam energéticos e esperançosos numa rápida integração. Se isto é verdade, também é verdade que o mercado de emprego não esteve parado, à espera que você ficasse desempregado.

Por isso, o mais comum, a não ser que seja possuidor de uma formação académica altamente especializada, é que vá ser confrontado com muitos “nãos” e “não-respostas”. Quando fizer candidaturas espontâneas, o mais provável é não ter nenhuma resposta ou receber uma resposta robotizada do género “recebemos, não temos vagas, o seu CV irá engrossar a nossa base de dados, talvez lhe liguemos um dia”.

Isto é normal. Lembre-se que num processo de recrutamento, o pódio (emprego) é muito pequeno para tantos concorrentes. Isto não é motivo para desanimar e cruzar braços. A sua oportunidade vai surgir. Não desista!

Em artigos futuros, abordaremos em maior profundidade técnicas e estratégias para melhorar o seu sucesso na procura daquele emprego que dê bem consigo.

Mas como “lamiré”, procure definir-se antes de sair à procura daquilo que aparecer. Defina o que gosta, o que sabe fazer, o que quer fazer nos próximos anos, quais as organizações onde acha que teria uma oportunidades de brilhar.

Depois, pense na perspetiva do empregador. Esqueça uma abordagem do género “por favor dê-me emprego, preciso muito, estou desesperado, aceito qualquer coisa” e assuma uma postura de “eu sou assim, conheço esta área, tenho estas competências e é desta forma que posso ser uma mais-valia para o seu negócio”.

Lembre-se sempre que a persistência é o caminho do sucesso.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com