O piloto gaiense Martim Marques disputou a quinta e última prova do Campeonato de Portugal de Karting (CPK), que foi organizada pelo Clube Automóvel do Minho e decorreu nos passados dias 14 e 15 de setembro, no Kartódromo de Baltar.

Com apenas 8 anos de idade, Martim Marques não se intimida com o facto de ser um dos mais jovens pilotos da competitiva categoria Cadete do Campeonato de Portugal de Karting (CPK) e fechou a competição com um top 5 em Baltar. O promissor piloto da equipa RAC – Racing Academy & Competition mostrou rapidez para chegar aos lugares do pódio e recuperou cinco posições na corrida decisiva, conseguindo o melhor resultado da época.

Ao longo da temporada de 2019 do Karting nacional, Martim Marques mostrou uma enorme evolução dentro e fora de pista, tornando-se num dos mais respeitados pilotos da categoria Cadete, apesar de ser um dos benjamins do pelotão. Contudo, um conjunto de azares ou toques sofridos em pista tinham impedido o jovem piloto de Vila Nova de Gaia de materializar a sua rapidez com um top 5 no CPK, resultado que acabou por surgir na quinta e última prova do campeonato, que decorreu nos dias 14 e 15 de setembro, em Baltar.

No passado dia 14 de setembro, Martim Marques esteve em destaque, ao conseguir o 3.º melhor tempo na sessão de treinos cronometrados, entre quase duas dezenas de concorrentes, e depois terminou a primeira manga de qualificação no 4.º posto, com a 2.ª melhor volta da corrida. Já no dia 15, tudo parecia indicar que estaria na discussão pelos lugares do pódio, mas Martim Marques sofreu um toque de outro piloto na segunda manga de qualificação e foi obrigado a largar para a Final do 10.º lugar. Sem baixar os braços, o jovem piloto de apenas 8 anos recuperou várias posições e terminou a corrida num positivo 5.º lugar.

“Senti-me muito bem na prova de Baltar, treinámos muito bem antes da corrida e o kart também estava competitivo”, referiu Martim Marques. “Quando vi o nosso andamento nos treinos cronometrados e na primeira manga, pensei que poderíamos conseguir um pódio, mas aquele toque na segunda manga deixou-nos muito atrás na grelha para a Final e com tantos pilotos competitivos em pista, isso torna tudo mais difícil. Ainda assim, fizemos várias ultrapassagens e acabámos o campeonato com um resultado que me dá ainda maior motivação para a Taça de Portugal”, concluiu o promissor piloto, que é patrocinado pela Sensati.

Martim Marques e toda a equipa RAC vão agora preparar a emblemática Taça de Portugal de Karting, que vai ser disputada em Palmela, nos dias 2 e 3 de novembro.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com