MIRATECARTS FELICITA CHRISTOPHER HAMPTON PELA CONQUISTA DO SEGUNDO ÓSCAR

A MiratecArts congratulou Christopher Hampton, nascido na ilha do Faial, mas de nacionalidade britânica, pela conquista do segundo Óscar da sua carreira pela adaptação ao cinema da peça de teatro “O Pai” e convidou-o a voltar aos Açores, em 2026, para celebrar o seu 80º aniversário na terra que o viu nascer.

 

 

Segundo a MiratecArts, “o mais galardoado argumentista, dramaturgo e realizador de cinema nascido nos Açores, é recipiente do Prémio Atlante MiratecArts, o qual recebeu em pessoa no palco do Teatro Faialense, num evento/entrevista liderada por Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts. Hampton chamou o evento nos Açores, o qual aconteceu durante o festival internacional de artes, Azores Fringe, «um dos momentos mais terra-a-terra, uma experiência que me fez muito feliz».

Na noite da 93ª edição dos Óscares, Christopher Hampton encontrava-se em Londres, onde recebeu o prémio mais cobiçado da indústria cinematográfica, referindo que “este é o quarto Óscar que participo em pessoa e é por uma margem imensa o mais estranho”.

Depois de mais de 30 anos após ter conquistado a primeira estatueta, por “Ligações Perigosas”, várias nomeações já tinham acontecido, mas este assim é o seu segundo Óscar a levar para casa, desta vez pelo seu trabalho de escrita, na adaptação para o grande ecrã.

A MiratecArts congratulou, assim, Christopher Hampton e relembrou que “o convite para voltar em 2026 aos Açores e celebrar os seus 80 anos no local onde nasceu, continua de pé”.