NOITE DE PRÉMIOS NO TEATRO RIBEIRAGRANDENSE

A XIII Gala do Audiência encheu o Teatro Ribeiragrandense, em São Miguel, pelo terceiro ano consecutivo, para distinguir personalidades e instituições que se destacaram em 2017.

O evento reuniu cerca de 300 pessoas que se juntaram para uma noite memorável, cheia de emoção e música. Jaime Vieira, Sidónio Bettencourt, Casa do Povo da Maia e de Rabo de Peixe, Filarmónica Triunfo e Clube do Pico da Pedra foram algumas das distinções da noite.

O relógio marcava 20:00h e os primeiros acordes da Sociedade Filarmónica de Crestuma já se faziam ouvir, dando, assim, início à XIII Gala do Audiência. A Filarmónica de Crestuma proporcionou um espetáculo de trinta minutos com um vasto repertório que encantou os presentes.

No fim da atuação, Joaquim Ferreira Leite, diretor do AUDIÊNCIA, deu as boas-vindas aos convidados presentes dando, depois, a palavra a Cipriano Castro, presidente da Junta de Freguesia de Avintes, Patrocínio Azevedo, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande. Depois dos discursos, a divulgação dos premiados ficou entregue às apresentadoras da noite, Manuela Bulcão e Maria dos Anjos Avelar.

E, sem demoras, o primeiro prémio a ser entregue foi o Troféu Sinal dos Tempos a Joana Oliveira, Maestrina da Sociedade Filarmónica de Crestuma. De seguida, procedeu-se à entrega do Troféu Clube à equipa de andebol feminino do Colégio de Gaia pela conquista do título de campeãs 2017. O Troféu Gastronomia & Lazer foi servido à Tarberninha do Manel, em Vila Nova de Gaia.

O Troféu Desporto foi conquistado por Ricardo Estrela, presidente do Clube do Pico da Pedra. Regressando à música, o Troféu Filarmónica foi atribuído à Filarmónica Triunfo. Já o Troféu Dedicação foi entregue à José Carlos Leitão pelo trabalho que tem vindo a desenvolver na Confraria da Pedra, preservando a memória dos que trabalharam na pedra.

Permanecendo ainda em Vila Nova de Gaia, o Troféu Projetos & Ideias foi para a Bienal Internacional Arte pela divulgação de arte no município. O Troféu Excelência foi entregue ao Município da Trofa e o Troféu Prestígio a Filipe Lopes. A “Festa da Broa de Avintes” por preservar uma tradição com inovação recebeu o Troféu Tradição & Inovação.

Na área do empreendedorismo, 2017 foi marcado pela empresa MGM, Manuel Guedes Martins, que levou para casa o Troféu Empreendedorismo, por investir na criação de postos de trabalho para a geração jovem.

Regressando aos Açores, o AUDIÊNCIA distinguiu duas instituições e duas personalidades importantes na sociedade devido ao papel desempenhado na ajuda ao próximo. A Casa do Povo do Pico da Pedra e a Casa do Povo da Maia receberam o Troféu Solidariedade e o Troféu Instituição, respetivamente. Já nas artes, Jéssica Ferreira foi distinguida com o Troféu Artes & Letras pelo projeto de dança desenvolvido na comunidade. E, o Troféu Geração de Hoje foi entregue a Francisco Raposo pelo trabalho desenvolvido no Gana.

Em relação ao Troféu Presidente de Junta de Freguesia, este foi atribuído a Jaime Vieira, presidente de Junta de Freguesia de Rabo de Peixe. Norberto Gaudêncio, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande levou consigo o Troféu Autonomia. Já o Troféu Filantropia foi entregue a José de Almeida que, por motivos de saúde, não conseguiu estar presente.

Para último, ficou a distinção de dois troféus importantes: o Troféu Portugalidade entregue a Sidónio Bettencourt pela divulgação das pequenas singularidades de Portugal; e, o Troféu Personalidade do Ano que foi entregue a Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa pelo trabalho desenvolvido pelo município da Trofa.

Música

Como tem vindo a ser tradição, a noite não se fez só de troféus, mas também, de música para completar a noite memorável.

Na música passaram pelo palco vários artistas como a Sociedade Filarmónica de Crestuma, Grupo Coral da Academia Sénior de Pedroso/Seixezelo, FAT of the LAND, o grupo Musik’Alma e o grupo Explosão Radical, que encerrou o espetáculo.

A XIII Gala do AUDIÊNCIA chegou ao fim, mas, uma questão ficou no ar: o local da próxima gala, depois dos convites feitos para a realização da mesma pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e do Presidente da Câmara Municipal da Trofa. A XIV Gala do AUDIÊNCIA acontecerá em 2018, com local e data a definir.