O Dia do Município já costuma ser a data de distinguir personalidades e entidades com a medalha de mérito da cidade e 2021 não foi exceção. No entanto, 20 de junho foi também dia de inaugurar o novo e requalificado auditório da Assembleia Municipal, o Auditório Manuel Menezes de Figueiredo. A obra significou um investimento de 900 mil euros à Câmara, mas dotou o espaço de condições de conforto e funcionalidade, além de o tornar mais acessível para todos.

 

 

Dia 20 de junho é o Dia do Município e Vila Nova de Gaia aproveitou a data para comemorar, entregar as medalhas honoríficas, como já é habitual, e inaugurar o novo auditório da Assembleia Municipal.

O edifício requalificado ganha assim o nome de Manuel Menezes de Figueiredo, em homenagem a uma figura incontornável da política local. Na entrada do edifício está escrito o seu nome e esta homenagem “é uma evocação da liberdade, da honestidade e da democracia”, como afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia.

O investimento municipal foi de cerca de 900 mil euros que serviu para dotar o espaço de condições de conforto e funcionalidade, remodelar a entrada do auditório, orientando-o para um melhor aproveitamento da área para a realização de exposições, construir um novo hall para o público que assiste às assembleias municipais e remodelar os gabinetes de apoio.

A remodelação marca assim uma nova era para o edifício que agora tem condições para a realização de seminários, conferências, pequenos congressos, ações de formação, entre outros.  No exterior, foi levada a cabo uma ação significativa, eliminando-se barreiras e dotando-as de uma imagem mais contemporânea e harmoniosa com o edifício PraÇa.

O edifício da Assembleia Municipal de Gaia foi construído no início da década de 90 e, com os constrangimentos decorrentes do tempo, já necessitava de diversas obras de reabilitação e adaptação a novas necessidades, nomeadamente ao que diz respeito a acessibilidades e para estar em conformidade com a lei vigente.

Neste Dia do Município, a Câmara Municipal de Gaia homenageou diversas personalidades e associações. A medalha de Honra foi entregue a Maria Manuel Mota e a Rui Jorge de Sousa Dias Macedo. A Medalha de Mérito Cívico, grau ouro foi entregue a Duarte Besteiro, à Associação Montepio Vilanovense de Socorro Mútuo “Costa Goodolfim” e ao Chefe Sílvio Filipe Guimarães Ribeiro. Por sua vez, também no grau ouro, a Medalha de Mérito Serviço Público foi atribuída a Vítor Martins Primo e a Medalha de Mérito Cultural coube ao Mestre António Joaquim, ainda que a título póstumo. Na categoria de Mérito Desportivo, a medalha de grau ouro foi entregue a Carlos Fernando Sousa Monteiro e a Ricardo Miguel Moreira da Costa. A lista maior ficou para a medalha de Mérito Profissional, aí foram distinguidos: Álvaro Santos, Artur Soares Dias, Joana Sofia Barbosa Vasconcelos, Luciano Ribeiro, Luzia Veludo, Victor Silva e a Susana Pombo, a título póstumo. Finalmente o grau ouro da medalha de Mérito Empresarial foi atribuída a ARCH Valadares e a Ricardo Manuel Barros Soares.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com