No dia 14 de setembro, Fábio Bernardo, presidente da Junta de Freguesia do Pico da Pedra, visitou a Escola Básica 1/Jardim de Infância António Augusto da Mota Frazão e ofereceu aos alunos do primeiro ano do 1º ciclo do ensino básico ”o meu primeiro estojo”. Além deste kit de material escolar, a autarquia ainda ofereceu um projetor e a instalação dos suportes para este equipamento em três salas do estabelecimento escolar.

 

 

 

Fábio Bernardo, presidente da Junta de Freguesia do Pico da Pedra, acompanhado pelo tesoureiro da mesma autarquia, Marco Pires, visitou, na manhã de 14 de setembro, a Escola Básica 1/Jardim de Infância António Augusto da Mota Frazão. Os autarcas entregaram às crianças do primeiro ano do 1º ciclo do ensino básico um estojo com material escolar, uma iniciativa com a designação “O meu primeiro estojo”.

Este apoio foi entregue a duas turmas do primeiro ano, ou seja, contemplou 32 alunos e, além do estojo em si, continha um lápis, um apara-lápis, uma borracha, uma tesoura e um kit de lápis de cor. “Este projeto foi criado pelo nosso executivo porque nós achamos, em primeiro lugar, que o nosso trabalho tem de ser de proximidade e o trabalho de proximidade faz-se estando com as pessoas, com os idosos, com as crianças, junto das instituições e “o meu primeiro estojo”, a meu ver, não é um projeto de grande valor, é um projeto que faz com que nós estejamos atentos, próximos e junto das crianças”, destacou Fábio Bernardo.

O edil garantiu que a principal mensagem que quis transmitir às crianças a quem ofereceu os materiais, e que iniciam agora uma nova etapa das suas vidas, com a entrada no ensino básico, foi a que está inscrita no próprio estojo: “cresce, aprende, brinca e sê feliz”.

Apesar do estojo ter sido entregue, apenas, ao primeiro ano, o presidente da Junta de Freguesia do Pico da Pedra garantiu, a este órgão de comunicação, que as outras crianças não ficaram esquecidas, até porque “elas são o futuro da nossa freguesia, do nosso concelho e dos Açores”. “Neste mesmo dia, ou seja, no primeiro dia de aulas, além de nós termos dado o estojo aos alunos do primeiro ano, oferecemos à escola um projetor, para uma sala da pré que não tinha, e colocamos nas outras três salas suportes para os projetores que estavam em cima das mesas”, frisou o autarca. Além disso, o edil do Pico da Pedra também destacou as visitas constantes às escolas, nomeadamente nas datas festivas. “O executivo do Pico da Pedra tem tido essa atenção, por exemplo, no Natal oferecemos à escola um plasma, de forma a que, nos dias de chuva, eles façam sessões de cinema com os miúdos, porque a área coberta é pequena para os 182 alunos da escola. Com o plasma, num dia de chuva, as educadoras conseguem criar algumas dinâmicas com eles”, deu como exemplo. “O executivo do Pico da Pedra entregou, no final do ano, um prémio de mérito escolar ao melhor aluno do quarto ano. Foi a primeira vez que tal coisa foi feita. Oferecemos um portátil para que eles possam sentir, exatamente, que estamos atentos, além de promover o mérito escolar”, foi outro dos exemplos enumerados por Fábio Bernardo.

O edil, acrescentou, ainda, que a Escola do Pico da Pedra será, em breve, dotada de um parque infantil, incluído no projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem. “Vamos continuar a trabalhar, todos os dias, para que nada falte às nossas crianças”, terminou o presidente.