blank

O NATAL CHEGOU A GAIA

 

Já se vê, por Gaia, neve, elfos, magia e…o Pai Natal!

A Praça de Natal Jogos Santa Casa regressou à cidade e abriu, hoje, dia 1 de dezembro, ao público, no Centro Cívico de Gaia e na PraÇa, junto ao edifício da Câmara Municipal.

blank

Esta iniciativa resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, os Jogos Santa Casa, o Jornal de Notícias e a TSF, e traz ao município o encanto natalício num enorme conjunto de atrações. Os visitantes, que já eram às dezenas esta manhã, podem contar com o mágico Carrossel Francês, o Comboio de Natal e a visita à Casa do Pai Natal, onde é possível tirar fotos com o próprio. Além disso, ainda há, a Pista de Gelo, este ano com a característica de ser eficiente energeticamente, o posto de Fun Food e o Mercado de Natal, onde se pode encontrar, desde guloseimas, brinquedos, artesanato até ao espaço reservado às instituições de solidariedade. A música festiva é uma constante em toda a área e, este ano, há ainda dois concertos dedicados aos mais jovens.

blank

blank

 

 

 

 

 

 

 

Os Jogos Santa Casa, parceiros do evento, estão presentes com um stand de vendas na Praça de Natal, onde é possível encontrar o seu produto mais emblemático da época: a Lotaria Clássica. Quem comprar uma cautela da Lotaria Clássica do Natal ou da Lotaria Clássica do Ano Novo, recebe um acesso rápido para todas as diversões, entre outras surpresas.

Na pequena e simbólica visita ao espaço, em dia de inauguração, Maria João Matos, diretora de Comunicação e Marketing da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, referiu que há seis anos que os Jogos Santa Casa se unem ao município de Gaia por boas causas. “Têm sido tempos difíceis e, por isso mesmo, ainda mais sentido faz, estarmos, aqui, a celebrar o Natal, com os cidadãos de Gaia”, disse, aludindo que a “solidariedade, proximidade, esperança e família são os valores da Santa Casa que estão aqui representados na Praça de Natal Gaia”.

Saúde e sorte foram as prendas que Maria João Matos pediu ao Pai Natal, juntamento com “a esperança que seja um 2023 melhor do que se perspetiva”.

blank

Por sua vez, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, referiu que “faz muito sentido esta parceria” e lembrou que a Praça de Natal já não é só para os gaienses. “Durante a semana, esta área, recebe dezenas de visitas de escolas, que se organizam para cá vir, de toda a região, aproveitando este espaço magnífico, seguro, onde temos a nossa Polícia Municipal, os nossos bombeiros, todas as condições de segurança e espetáculos diversificados”, deu como exemplo o autarca.

“A Santa Casa faz o seu trabalho no domínio da Ação Social, e eu não sei se nós não podemos dizer que estas intervenções também fazem um bocadinho parte dessa área mais alargada da Ação Social, naquilo que é devolver o brilho aos olhos de pessoas”, continuou o edil.

Este ano a questão ambiental e, principalmente, da eficiência energética foi uma preocupação, tanto na iluminação natalícia, como na própria Praça de Natal. “Nós, no que diz respeito à nossa iluminação de espaço público, já temos uma primeira experiência, com a instalação de painéis solares, para abastecimento parcial de eletricidade à iluminação de Natal, e, aqui, tivemos preocupações idênticas. A substituição de uma pista de gelo, que como toda a gente sabe é altamente consumidora de energia, por um modelo de gelo que resulta de reação química, e não tanto do consumo elétrico é, também, uma forma de dizer às pessoas que há outros mecanismos, que talvez fiquem um pouco mais caros, mas que são mecanismos que, para todos, são mais sustentáveis”, explicou Eduardo Vítor Rodrigues.

blank

“É uma Praça para todos”, sublinhou o autarca enquanto descrevia “o brilho nos olhos das crianças à espera do Pai Natal, a tentar tocar-lhe e a querer visitar a sua casa, mas também tenho de dizer que, a começar por mim, também se vê uns adultos a passar ali na casinha das bombocas e a olhar para elas com um brilhozinho nos olhos, porque nos faz lembrar a velha publicidade das bombocas «já não há, são só para mim», mas aqui haverá pra todos”.

Por fim, o presidente de Vila Nova de Gaia pediu um cliché para presente, saúde, mas justificou, lembrando que quem, como ele, perde familiares de forma fogaz “tem mesmo a noção que a vida é muito limitada e que o bem maior que nós temos é a saúde, para nos permitir, depois, ter estes momentos mágicos, que enchem o nosso coração”, e aproveitou para pedir que todos se lembrem que, apesar deste ano não nos preocuparmos, tanto, com a Covid-19, devemos ter noção de que há pessoas, noutros locais, que estão a viver situações dramáticas, dando o exemplo daqueles que estão a passar por uma guerra.

blank

blank

 

 

 

 

 

 

 

A Praça de Natal está aberta ao público até ao dia 31 de dezembro, sendo que funciona, de segunda a sexta, das 14h às 20h e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. No dia 25 de dezembro, o espaço está encerrado, mas no dia 24 e 31 deste mês estará a funcionar entre as 11h e as 16h.