“As minhas primeiras palavras são de agradecimento para o Jornal AUDIÊNCIA, na pessoa do Joaquim Ferreira Leite, por nos ter privilegiado nesta importante cerimónia, ou seja, na sua Gala de 2025. Como é evidente, para mim e para os restantes membros da direção, é gratificante ver que há reconhecimento pelo trabalho que temos vindo a realizar ao longo de mais de 18 anos. Mas para aqueles que não conhecem, impõe-se dar uma ideia do que é concretamente a Olival Social. Trata-se de uma IPSS constituída para dar apoio às populações desta parte do concelho em valências que, naquela altura, praticamente ainda não existiam.
Recordo que tudo começou neste mesmo palco, no qual foi realizada a cerimónia de tomada de posse dos primeiros órgãos sociais da instituição, sendo certo que a creche e jardim de infância começarão provisoriamente a sua atividade igualmente neste edifício, em instalações cedidas, nessa altura, pela Junta de Freguesia, presidida pelo presidente Manuel de Azevedo. Porém, gostaria de referir igualmente que foi uma lista encabeçada pelo Manuel Azevedo e pelos restantes sócios fundadores que sentiu a necessidade de fazer algo que pudesse dotar esta área do concelho com uma IPSS e que todos juntos tiveram a coragem de se lançar numa aventura que alguns definiam como impossível, mas que para nós, como se pode hoje confirmar, constitui um grande desafio. Então pensamos, o que fazer para dar os primeiros passos. Era preciso reunir todas as ajudas e, como é normal, quando sentimos dificuldades podemos sempre recorrer à disponibilidade dos nossos amigos, pelo que, eu próprio, e o Patrocínio Azevedo, contatamos o amigo comum, à data presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Narciso Miranda, afirmando o que pretendíamos e este prontamente marcou connosco um almoço em Matosinhos sendo certo que nesse almoço ia também estar presente a vereadora do pelouro para conjuntamente podermos trocar ideias. Olhando para o que se passa hoje, não sei se seria agilizável tomar café com amigos, mas aqueles eram outros tempos e comparecemos sem preocupação.
Nesta cerimónia, temos o privilégio de ter connosco a pessoa que nos ajudou a encontrar soluções para o que pretendíamos levar a cabo, pelo que gostaria de a saudar em especial, a Dra. Luísa Salgueiro, atual presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. O sucesso da nossa associação deve-se também à sua ajuda e, por isso, é devido todo o nosso agradecimento. Muito obrigado. A partir daqui, foi sempre a acelerar. Contamos, desde logo, com a colaboração dos sócios que tinham disponibilidade, mas tudo se tornou mais fácil porque contamos sempre com a iniciativa, dinamismo e inteligência do nosso sócio e amigo Patrocínio Azevedo. Ele e a sua equipa, ao longo dos anos, conseguiu que os nossos sonhos se transformassem em realidade. Presentemente, esta instituição disponibiliza serviços em nove valências, faltando apenas uma das nossas previsões iniciais que é a construção de um lar.
Lamentamos o facto de o Patrocínio Azevedo estar injustamente impedido de estar aqui hoje. Mas a verdade é que vivemos numa época em que qualquer cobarde anónimo consegue por em causa a honestidade de qualquer um de nós. Daqui quero afirmar bem alto: Patrocínio, és credor de toda a nossa confiança, e espero que brevemente possas estar livre do processo que indevidamente te instauraram. Por outro lado, gostaria de referir que a Olival Social é uma instituição que, atualmente, presta serviços a mais de 400 utentes e entendemos que o nosso trabalho é realmente indispensável para os ajudarmos. Para isso, colocamos diariamente com a colaboração e dedicação dos nossos mais de 80 funcionários, não esquecendo ainda a colaboração de voluntários e amigos. Sabemos que os elogios que temos recebido e que consideram a nossa IPSS uma instituição de referência, resulta não só e apenas do empenho e dedicação da direção, mas sim principalmente do trabalho que todos os funcionários disponibilizam constantemente não medindo esforços para servir os nossos utentes com todo o carinho e dedicação.
Para finalizar, em nome da direção, dos utentes e sócios da instituição, renovo os agradecimentos ao Joaquim Ferreira Leite afirmando que o AUDIÊNCIA tem de continuar a realizar este trabalho de excelência, fornecendo a todos nós uma informação com verdade e isenção.” – José Moura, presidente da Direção da Olival Social