O 1º Encontro de Coros Infantojuvenis, promovido pelo Orfeão de Valadares, decorreu no passado dia 30 de novembro, no salão nobre da coletividade, e contou com a participação do Coral Infanto Juvenil Orfeão de Valadares (C.I.J.O.V) e do Arco-Íris – Grupo Coral Juvenil, assim como do Coro Juvenil Íris Corus, pertencentes à Associação Académica e Cultural de Ermesinde.

O Orfeão de Valadares organizou o 1º Encontro de Coros Infantojuvenis, que proporcionou o intercâmbio cultural e o convívio entre os elementos dos grupos participantes.

Valentina Peres, presidente da direção do Orfeão de Valadares, explicou ao AUDIÊNCIA que “este encontro é o primeiro que se realiza na história do Orfeão, porque também o nosso grupo infantojuvenil, o C.I.J.O.V., tem pouco tempo de existência, sendo que foi fundado em fevereiro de 2017. É uma forma de conseguirmos chegar às crianças, que são realmente o futuro do Orfeão de Valadares e o nosso 1º Encontro quer ser o primeiro de muitos. O C.I.J.O.V. tem sido convidado para outros eventos fora de portas e achamos que seria a altura ideal para retribuir alguns convites que tinham sido feitos e algumas participações que o C.I.J.O.V. fez. Isto é um ponto de partida para diversos encontros de coros que queremos fazer no futuro, porque eu costumo dizer que o coral adulto é o ouro da casa e estas crianças são a prata da casa”.

Este evento, que foi inaugurado com a atuação da aluna da Escola de Música do Orfeão de Valadares, Ana Sofia Almeida, contou com a participação do Coral Infanto Juvenil Orfeão de Valadares (C.I.J.O.V), que foi liderado pelo maestro José Manuel Marques e interpretou as peças “Esta noite o amor chegou”, “Quem dorme é o leão”, “Longe do Mundo”, “Somos um”, “Quantas cores o vento tem” e “Planeta azul” e com a atuação de dois grupos corais pertencentes à Associação Académica e Cultural de Ermesinde, que foram conduzidos pelo maestro Nuno Rocha, sendo que o Grupo Coral Juvenil Arco-Íris cantou “Uma canção de dormir”, “Asas delta”, “Don’t Worry, Be Happy”, “Convite”, “Funiculi Funicula” e “Dó, Ré, Mi”, enquanto o grupo Íris Corus representou “Dunas”, “Ele e ela”, “Love of my life”, “Jesus”, “Give us hope” e o repertório dos Xutos & Pontapés. A presidente da direção do Orfeão de Valadares esclareceu que estes grupos “foram os primeiros que convidaram o C.I.J.O.V. a participar nos encontros que eles organizaram e nós fizemos questão que à nossa casa viessem os primeiros que nos convidaram”.

O 1º Encontro de Coros Infantojuvenis contou com a presença de Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia, que fez questão de afirmar em representação de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, que “é com grande satisfação que nós apoiamos e vemos as obras quer do Orfeão de Valadares, quer dos Orfeões que existem em Vila Nova de Gaia, com este tipo de iniciativas nesta componente tão importante que é a cultura, mas, acima de tudo, na componente musical”, acrescentando que “o município de Vila Nova de Gaia conta muito com esta pujança e com esta afirmação do Orfeão de Valadares nesta componente cultural, mas também dizer que pode contar, obviamente, com o apoio do município de Vila Nova de Gaia”.

Também Sofia Ramos, vice-presidente da Junta de Freguesia de Gulpilhares e Valadares, participou neste evento e aproveitou a ocasião para salientar que “primeiro é uma associação da nossa freguesia, portanto a associação do Orfeão de Valadares, portanto é extremamente importante nós marcarmos a presença. Nós fomos parceiros na realização desta obra de edificação e ampliação, portanto a Junta de Freguesia teve um papel extremamente importante para esta coletividade, assim como a coletividade também tem para nós. Nós oferecemos o projeto e fomos os impulsionadores para que a Câmara Municipal de Gaia investisse e financiasse a obra do primeiro andar do Orfeão de Valadares e também o salão onde ocorreu este encontro. O Orfeão de Valadares é uma casa cultural, que acolhe todas as valências culturais, musicais, corais e, portanto, a Junta de Freguesia faz toda a intenção de continuar a apoiar as iniciativas da juventude e dos menos jovens que aqui estão nesta casa”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com