No dia 1 de setembro a Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho, realizou o passeio da terceira idade, foram cerca de 720 idosos distribuidos em 13 autocarros com destino a Fátima.

O Presidente da Junta, Serafim Teixeira e todas as pessoas responsáveis por este passeio, organizaram tudo ao pormenor, o parque dos autocarros ficou muito próximo da igreja da Santíssima Trindade para facilitar a deslocação de todos para a celebração da Eucaristia realizada numa das capelas da Igreja.

O Padre Albino Reis celebrou a missa e deixou a todos os presentes um convite para “despertar e crescer” na Fé através de Nossa Senhora e num local tão especial como o Santuário de Fátima.

No final da homilia os idosos retornaram aos autocarros e o destino foi o restaurante D. Nuno onde todos puderam cumprimentar o Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues e o Vereador Manuel António Correia Monteiro.

blankO espaço escolhido foi perfeito, um jardim lindíssimo e verdejante a sala era enorme e o serviço prestado foi muito bem organizado e muito bem animado, todos tiveram a oportunidade de dançar, descansar nos sofás espalhados pelo jardim, a temperatura estava ideal para desfrutar uma tarde perfeita recheada e partilhada com calor humano que rodeava o local.

O Presidente da Câmara tomou a palavra explicando que este passeio tem sobretudo uma iniciativa social, porque permite o convívio entre os vários lugares da freguesia e a presença de tantos Vilarenses demonstra que o lazer, alegria e a boa disposição é o principal objetivo.

O Presidente divulgou alguns objetivos que Vilar de Andorinho tem conquistado e desenvolvido como o Centro de Saúde, a requalificação de várias ruas, em especial a Rua Heróis do Ultramar, Rua dos Modestos; Água da Sombra etc. O novo Hospital de Gaia/ Espinho e a extensão da linha do metro a Vila D`Este são dois grandes projetos que vão melhorar a qualidade de vida dos Vilarenses.

Após esta pequena intervenção despediu-se de todos os presentes e ausentou-se ficando a representá-lo o Vereador Manuel Monteiro, filho da Terra .

A tarde foi pequena para tanta alegria e boa disposição foi a opinião de Luzia Santos; Margarida Soares; que gostaram do passeio pelo convívio e o divertimento, pela boa disposição e sobretudo pelo espaço que era muito bonito, acolhedor e sossegado.

A monitora Marta Silva era a primeira vez que enfrentava esta experiência de orientar um grupo de idosos, achou um pouco complicado a gestão de lugares no autocarro mas no final tudo correu bem , todos colaboraram e estava a ser um dia único e muito positivo.

Fernanda Silva adora esta experiência de tal forma que perdeu de ganhar um dia de trabalho para desfrutar o dia na companhia com os seus ” velhinhos ” que tanto estima, mas cantar o Fado é a sua paixão e no restaurante D. Nuno fez-se silêncio para escutar o fado.

O Presidente da Junta Serafim Teixeira era um Homem feliz acarinhado por todos, dançou e escutou todos os pedidos de todos aqueles que faziam questão de partilhar e divulgar o que era necessário arranjar, alertavam, elogiavam agradeciam o dia que estavam a ter, tão divertido e especial.

blank

Andreia Teixeira é o braço direito do Presidente da Junta teve a responsabilidade de organizar esta iniciativa tendo como objetivo principal ação social e com ela toda a burocracia que um projeto desta amplitude engloba, todos os pormenores foram minuciosamente preparados sobretudo as identificações com cores para facilitar a orientação, mas pelo segundo ano consecutivo a Junta neste passeio deu oportunidade a todos mesmo aqueles com dificuldade de mobilização disponibilizando cadeira de rodas, muitos idosos desfrutaram um dia diferente talvez único no ano, e como diz Andreia todo o esforço compensou pelo convívio, boa disposição, alegria e felicidade estampada no rosto de cada “jovem velhinho” .

No final quase na hora da partida três senhoras Maria Armanda Costa e Ana Jesus Pinto; Ana Santos Pereira faziam anos e receberam do Sr Presidente um ramo de flores e a Dª Elvira Alves conhecida por (Virinha) era a pessoa mais idosa do passeio com (91 anos) também recebeu um ramo de flores e foi muito acarinhada pelo Presidente porque foi sua vizinha e desde criança que a conhece e é um privilégio partilhar tão bonita forma de palmilhar o caminho da vida.

blank

No regresso a casa todos estavam felizes pelo dia bem passado e animado que partilharam mas, tudo isto só foi possível pela brilhante equipa que apoiou esta iniciativa, Monitores, bombeiros, e um grupo de funcionários da Junta que foram numa carrinha para qualquer eventualidade, tudo correu bem e todos os que participaram neste Passeio a Fátima puderam partilhar um dia único, diferente e muito especial.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com